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dc.contributor.advisor1Petry, Jonas Fernando-
dc.contributor.referee1Brandão, Cristiane do Nascimento-
dc.contributor.referee2Chaves, Hilmar Tadeu-
dc.creatorSaunier, Gustavo Gomes-
dc.date.accessioned2024-01-24T12:47:03Z-
dc.date.available2024-01-24T12:47:03Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7320-
dc.description.abstractThe impact of social media on e-commerce loyalty is profound. The Internet has evolved from a communication and information tool to an important platform for purchasing goods. Social media now serves as vital bridges between customers and, surpassing traditional methods of communication becoming business channels. The aim is to understand the impact that social media has on the loyalty of e-commerce from the consumer perspective. This is a survey with a descriptive approach using to collect quantitative data from 108 participants conducted between May and June 2023. The research focused on the dimensions of e-commerce: utility, ease of use, cost, technology adoption and social media marketing. The survey type questionnaire was based on previous surveys. The Structural Equation Modeling (SEM) implemented with the Smart PLS software was used to analyze data and test hypotheses, enabling the exploration of relationships between social media, e- commerce dimensions and consumer loyalty. The results indicate that the dimensions that most influence each other are the perceived ease of use, perceited cost and social media marketing, such combined dimensions provide the generation of loyalty in the e-commerce customer. Furthermore, it has been found that the adoption of technology, in terms of data security and platform choice, although important in the e-market, is the first factor influencing consumers to use the Internet as their shopping environment.pt_BR
dc.description.resumoO impacto das mídias sociais na lealdade do comércio eletrônico (e-commerce) é profundo. A Internet evoluiu de uma ferramenta de comunicação e informação para uma importante plataforma de aquisição de bens. As mídias sociais servem agora como pontes vitais entre clientes e empresas, ultrapassando os métodos tradicionais de comunicação tornando-se canais de negócios. Tem-se como objetivo compreender o impacto que as mídias sociais possuem na lealdade do e-commerce na perspectiva dos consumidores. Trata-se de uma pesquisa com abordagem descritiva usando para coletar dados quantitativos de 108 participantes realizada entre maio e junho de 2023. A pesquisa se concentrou nas dimensões do comércio eletrônico: utilidade, facilidade de uso, custo, adoção de tecnologia e marketing em mídias sociais. O questionário tipo survey foi baseado em pesquisas anteriores. A Modelagem de Equações Estruturais (SEM) realizada com o software Smart PLS foi utilizada para analisar dados e testar hipóteses, possibilitando a exploração de relações entre mídias sociais, dimensões do e-commerce e lealdade do consumidor. Os resultados indicam que as dimensões que mais possuem influência entre si são a facilidade do uso percebido, custo percebido e o marketing de mídia social, tais dimensões combinadas proporcionam a geração de lealdade no cliente de e- commerce. Além disso, constatou-se que a adoção de tecnologia, no que diz respeito à segurança de dados e escolha da plataforma, apesar de importante no mercado eletrônico, é o primeiro fator a influenciar o consumidor a utilizar a internet como seu ambiente de compras.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFES - Faculdade de Estudos Sociaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectDimensõespt_BR
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectLealdadept_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleO impacto das mídias sociais na lealdade do e-commerce na perspectiva dos consumidorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2023-10-20-
dc.publisher.localpubManaus (Am)pt_BR
dc.subject.controladoComércio eletrônicopt_BR
dc.subject.controladoComércio virtualpt_BR
dc.subject.controladoAnúncios pela Internetpt_BR
dc.subject.controladoClientes - Fidelizaçãopt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseAdministração - Bacharelado - Manauspt_BR
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