Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7325
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Resende, Gisele Cristina | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0524959272545250 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Fonseca, Laimara Oliveira da | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7967629511747812 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Torres, Marck de Souza | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Rafaela Levinthal da | - |
dc.creator | Santos, Mylena Chaves Muniz dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-24T19:50:00Z | - |
dc.date.available | 2024-01-24T19:50:00Z | - |
dc.identifier.uri | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7325 | - |
dc.description.abstract | Procrastinating in the educational context refers to postponing the beginning or completion of the course of action or decision aimed at studying. Often, university students need to deal with countless academic and study tasks, both simple and complex, which often have simultaneous and competing deadlines. The objective of this work is to identify and characterize academic procrastination in Psychology university students, as well as to compare the level of procrastination in relation to age and gender. The method adopted is quantitative, transversal, descriptive and correlational. 123 students from Psychology courses in the city of Manaus/AM participated in this study. Data were collected using the Academic Procrastination Scale (APS) adapted for Brazil and an economic level questionnaire. The data were analyzed using central tendency statistics (mean and standard deviation) and correlation between gender and course periods, such as exams and assessments. The results demonstrate that Procrastination is a behavior that is related to gender and the period of tests and assessments. It is hoped that the study will help academic coordinators to understand how procrastination behavior occurs and the moments at higher levels, contributing to the reflection on teaching methods, health strategies and reception in the academic environment. | pt_BR |
dc.description.resumo | Procrastinar no contexto educacional alude em protelar o início ou a conclusão do curso de ação ou decisão voltada ao estudo. Frequentemente, os universitários precisam lidar com inúmeras tarefas acadêmicas e de estudo, simples e complexas, que, muitas vezes, apresentam prazos simultâneos e concorrentes entre si. O objetivo deste trabalho é identificar e caracterizar a procrastinação acadêmica em estudantes universitários de Psicologia, bem como comparar o nível de procrastinação em relação a idade e ao gênero. O método adotado é quantitativo, transversal, descritivo e correlacional. Participaram deste estudo, 123 estudantes de cursos de Psicologia na cidade de Manaus/AM. Os dados foram coletados por meio da Escala de Procrastinação Acadêmica (APS) adaptada para o Brasil e questionário de nível econômico. Os dados foram analisados por estatísticas de tendência central (média e desvio padrão) e correlação entre gênero e períodos do curso, como os de provas e avaliações. Os resultados demonstram que a Procrastinação é um comportamento que tem relação com o gênero e o período de provas e avaliações. Espera-se que o estudo auxilie as coordenações acadêmicas a perceberem como o comportamento de procrastinação acontece e os momentos de níveis mais elevados contribuindo para a reflexão de métodos de ensino, estratégias de saúde e acolhimento no ambiente acadêmico. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAPSI - Faculdade de Psicologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Procrastinação acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Avaliação psicológica | pt_BR |
dc.subject | Academic procrastination | pt_BR |
dc.subject | Psychology | pt_BR |
dc.subject | Psychological assessment | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.title | Procrastinação acadêmica em estudantes universitários de psicologia em Manaus | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.event | 2023-10-31 | - |
dc.publisher.localpub | Manaus (AM) | pt_BR |
dc.subject.controlado | Procrastinação | pt_BR |
dc.subject.controlado | Estudantes de psicologia - Administração do tempo | pt_BR |
dc.subject.controlado | Estudantes universitários - Avaliação | pt_BR |
dc.publisher.course | Psicologia – Formação de Psicólogo - Bacharelado - Manaus | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_MylenaSantos.pdf | 2,21 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.