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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Síndrome de Burnout: um estudo de caso sobre as condições de trabalho e saúde com os professores da Escola Municipal São Francisco de Assis no município de Parintins
Autor(a): Queiroz, Judite Cidade de
Orientador(a): Reis, Keuryanne Guerreiro dos
metadata.dc.contributor.referee1: Acauã, André Reis
metadata.dc.contributor.referee2: Fernando, Adelson da Costa
Resumo: Abordar a síndrome do esgotamento físico e mental em docentes é uma realidade importante que deve ser debatido na sociedade e comunidade cientifica, pois o mundo do trabalho e sua dinâmica tem refletido significativamente no campo da saúde mental dos trabalhadores. Este estudo se configurou em analisar as condições de trabalho, bem como seus efeitos sobre a saúde mental dos professores pertencentes ao quadro de docentes da Escola Municipal São Francisco de Assis, situada em Parintins, Amazonas. Para isso, utilizou-se o método de materialismo histórico-dialético, a partir de pesquisas bibliográficas e de campo, envolvendo entrevistas semiestruturada. Deste modo, foi possível desvelar que os professores apresentam uma grande exaustão mental e física, devido as sobrecargas no ambiente laboral. É importante trazer à tona as condições de trabalho dos professores relacionada no sistema neoliberal, onde o professor como trabalhador não é valorizado, e sim a sua eficiência e a sua produtividade no mercado educacional. Contudo, espera-se que este estudo possa contribuir para a literatura e posteriores pesquisas que envolvem a temática abordada.
Resumo em outro idioma: Addressing the syndrome of physical and mental exhaustion in teachers is an important reality that must be debated in society and the scientific community, as the world of work and its dynamics have significantly impacted the field of workers' mental health. This study aimed to analyze working conditions, as well as their effects on the mental health of teachers belonging to the teaching staff of Escola Municipal São Francisco de Assis, located in Parintins, Amazonas. For this, the method of historical-dialectical materialism was used, based on bibliographical and field research, involving semi-structured interviews. In this way, it was possible to reveal that teachers experience great mental and physical exhaustion, due to overload in the work environment. It is important to bring to light the working conditions of teachers related to the neoliberal system, where the teacher as a worker is not valued, but rather their efficiency and productivity in the educational market. However, it is hoped that this study can contribute to the literature and subsequent research involving the topic addressed.
Palavras-chave: Condições de trabalho
Saúde mental
Educação
Working conditions
Mental health
Education
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Serviço Social - Bacharelado - Parintins
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7361
Vocabulário controlado: Professores - Saúde mental
Professores - Estresse ocupacional
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

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