Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7375
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Os desafios da pedagogia do jogo e a mobilização dos saberes da experiência: aplicações à formação inicial de licenciados em educação física. |
metadata.dc.creator: | Mesquita, Pâmela do Nascimento |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Leonardo, Lucas |
metadata.dc.contributor.referee1: | Henrique, Nayana Ribeiro |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Luis Felipe Nogueira |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa buscou especificar como que os professores se portam em aulas baseadas na Pedagogia do jogo. Foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativa, e para compor a amostra foram selecionados onze discentes matriculados na disciplina Metodologia de Ensino do Basquetebol, do curso de Licenciatura em Educação Física noturno. Para a produção dos dados metodológicos, utilizou-se autoavaliações realizadas com cada individuo e planos de aulas criados por grupos. Diante disto, foi possível analisar que o professor em intermédio com seu saber e seu conteúdo pedagógico, utiliza o saber experiencial para encontrar soluções para dificuldades encontradas em sua aula. |
Abstract: | This research sought to specify how teachers behave in classes based on Game Pedagogy. A qualitative research was carried out, and to compose the sample, eleven students enrolled in the Basketball Teaching Methodology discipline, from the evening Physical Education Degree course, were selected. To produce methodological data, self-assessments carried out with each individual and lesson plans created by groups were used. Given this, it was possible to analyze that the teacher, through his knowledge and pedagogical content, uses experiential knowledge to find solutions to difficulties encountered in his class. |
Keywords: | Saber da experiência Pedagogia do jogo Educação física |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS BIOLOGICAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia |
metadata.dc.publisher.course: | Educação Física - Licenciatura - Manaus |
Citation: | MESQUITA, Pâmela do Nascimento. Os desafios da Pedagogia do jogo e a mobilização dos saberes da experiência: Aplicações à formação inicial de licenciados em Educação Física. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | ´https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7375 |
metadata.dc.subject.controlado: | Escolas - Exercícios e jogos Educação pelo movimento Professores de educação física |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_PamelaMesquita.pdf | 346,45 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.