Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7394
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Leonardo, Lucas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0543067155062208pt_BR
dc.contributor.referee1Krahenbühl, Tathyane-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2409655249432276pt_BR
dc.contributor.referee2Monteiro, Felipe Guerra-
dc.creatorMendonça, Mateus Azevedo-
dc.date.accessioned2024-02-08T22:56:52Z-
dc.date.available2024-02-08T22:56:52Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7394-
dc.description.abstractSports programs organized for children and young people establish an intrinsic relationship between sports activities, training planning and participation in sports competitions. This environment is perceived as an expanded learning opportunity, driven by young people's interactions with diverse individuals playing specific roles, such as parents and family members, coaches, referees, managers and colleagues. In order to meet the needs of children and young people, many competitions have adapted their organizational structures. In this context, it is essential to carry out studies that characterize the current state of children's sports competitions, particularly in the Amazonas region. Therefore, this study aims to investigate how the State Department of Sports and Leisure (SEDEL) and the State Department of Education and Teaching Quality (SEDUC) promote the Amazonas School Games (JEAS) for children within the scope of football. The research follows a descriptive approach of a qualitative nature, with an analytical focus aimed at organizing and systematizing documentary information from state sports entities. Through documentary analysis and discussion with the literature, on a scale of 1 to 4, in which 1 means more adapted competitions and 4 competitions in a traditional format, JEAS received a score of 3.15±1.8, highlighting the need for more efforts by the State Secretariat for Sports and Leisure (SEDEL) and the State Secretariat for Education and Teaching Quality (SEDUC) to promote competitions adapted to children.pt_BR
dc.description.resumoOs programas esportivos organizados para crianças e jovens estabelecem uma relação intrínseca entre atividades esportivas, planejamento de treinamento e a participação em competições esportivas. Este ambiente é percebido como uma oportunidade de aprendizado ampliada, impulsionada pelas interações dos jovens com diversos indivíduos desempenhando papéis específicos, como pais e familiares, treinadores, árbitros, dirigentes e colegas. Com o objetivo de atender às necessidades de crianças e jovens, muitas competições têm adaptado suas estruturas organizacionais. Nesse contexto, torna-se essencial a realização de estudos que caracterizem o estado atual das competições esportivas infantis, particularmente na região do Amazonas. Portanto, este estudo visa investigar como as Secretaria de Estado de Desporto e Lazer (SEDEL) e a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) promovem os Jogos Escolares do Amazonas (JEAS) para o público infantil no âmbito do futebol. A pesquisa segue uma abordagem descritiva de natureza qualitativa, com um enfoque analítico destinado a organizar e sistematizar informações documentais provenientes das entidades esportivas estaduais. Por meio da análise documental e discussão com a literatura, em uma escala de 1 a 4, na qual 1 significa competições mais adaptadas e 4 competições em formato tradicional, o JEAS recebeu a pontuação 3,15±1,8, evidenciando a necessidade de mais esforços das as Secretaria de Estado de Desporto e Lazer (SEDEL) e a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) em promover competições adaptada às crianças.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectPedagogia do Esportept_BR
dc.subjectCompetição Infantilpt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectAnálisept_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titlePedagogia do esporte: análise do regulamento da competição de futebol dos jogos escolares do Amazonaspt_BR
dc.title.alternativeSports Pedagogy: Analysis of the football competition regulations at the Amazonas School Gamespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2023-11-01-
dc.publisher.localpubManaus (AM)pt_BR
dc.subject.controladoEducação física para criançaspt_BR
dc.subject.controladoEducação pelo movimentopt_BR
dc.subject.controladoFutebol infantilpt_BR
dc.subject.controladoEsportes para criançaspt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseEducação Física - Licenciatura - Manauspt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MateusAzevedo.pdf537,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.