Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7395
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: O desenho como processo de aprendizagem da criança na educação infantil
metadata.dc.creator: Assis, Suzy Daiana Tavares
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Denílson Diniz
metadata.dc.contributor.referee1: Pinto, Mariê Augusta de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Gonçalves, Denise Farias
metadata.dc.description.resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, tem por objetivo, compreender como o desenho é utilizado em turmas de I e II período da Educação Infantil, em dois Centros Educacionais Infantis – CEI, da rede municipal de Parintins, no Baixo Amazonas, durante o período do desenvolvimento da disciplina de Estagio Supervisionado I Educação Infantil e posteriormente durante o Programa de Residência Pedagógica. Observa-se de que forma o mesmo auxilia o professor em sala de aula, buscando relacionar o desenho com o desenvolvimento da criança, seja ele cognitivo, motor, social, como meio de comunicação e quais as contribuições traz para o desenvolvimento infantil. No primeiro momento da pesquisa foi realizado um levantamento bibliográfico, onde se buscou diferentes olhares em relação ao tema pesquisado, sendo que a mesma possui uma abordagem qualitativa, de modo a permitir um olhar mais atento e cuidadoso à temática proposta. Em seguida, foi realizado uma pesquisa de campo com observação em sala de aula em turmas de I e II período da Educação Infantil. A partir do que foi observado, podemos constatar que o desenho se faz indispensável no âmbito educacional infantil, pois o mesmo pode e deve ser utilizado como método de aprendizagem e desenvolvimento da criança.
Abstract: This Course Completion Work - TCC, aims to understand how drawing is used in classes of I and II period of Early Childhood Education, in two Children's Educational Centers - CEI, of the municipal network of Parintins, in the Lower Amazon. It is observed how it helps the teacher in the classroom, seeking to relate drawing with the child's development, be it cognitive, motor, social, as a means of communication and what contributions it brings to child development. In the first moment of the research, a bibliographic survey was carried out, where different views were sought in relation to the researched theme, and it has a qualitative approach, in order to allow a more attentive and careful look at the proposed theme. Then, a field research was carried out with observation in the classroom during the period of development of the discipline of Supervised Internship I Early Childhood Education and later during the Pedagogical Residency Program. From what was observed, we can see that drawing is essential in the educational field for children, as it can and should be used as a method of learning and development of the child.
Keywords: Desenho
Processos de Aprendizagem
Educação Infantil
Criança
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parintins
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7395
metadata.dc.subject.controlado: Artes e crianças
Educação infantil
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_SuzyAssis.pdf371,63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.