Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7399
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Função Quadrática: uso de material concreto no cálculo de raízes |
Título(s) alternativo(s): | tcc |
Autor(a): | Brandão, Claudiane Cardoso Souza, Samady Nair Ferreira de |
Orientador(a): | Salvatierra Junior, Mario |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Maria Rosilene Barroso dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Matos, Jair da Silva |
Resumo: | O presente trabalho trata da resolução do cálculo de raízes com uso de material concreto focado na resolução da função do 2º grau. Os objetivos propostos, foram: refletir sobre o processo de ensino aprendizagem da função do 2º grau no ensino médio e explorar o cálculo para resolução dessa função com a utilização do material dourado. O uso desta ferramenta pedagógica advém da possibilidade de ampliar o raciocínio do discente na compreensão sobre o que é e, em como resolvê-las. Os resultados obtidos revelaram que o uso do material concreto, quando bem explorado em sala de aula, oportuniza maior participação dos alunos e, consequentemente, promove a compreensão dos conteúdos desenvolvidos. |
Resumo em outro idioma: | The present work deals with the resolution of the calculation of roots using concrete material focused on the resolution of the 2nd degree function. The proposed objectives were: to reflect on the teaching-learning process of the function of the 2nd grade in high school and to explore the calculation for solving this function with the use of the golden material. The use of this pedagogical tool comes from the possibility of expanding the student's reasoning in understanding what it is and how to solve them. The results obtained revealed that the use of concrete material, when well explored in the classroom, facilitates greater student participation and, consequently, promotes the understanding of the contents developed. |
Palavras-chave: | Função quadrática Material dourado Ensino de matemática |
Área de conhecimento - CNPQ: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País de publicação: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | ICE - Instituto de Ciências Exatas |
metadata.dc.publisher.course: | Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7399 |
Grupo de pesquisa: | Brandão |
Vocabulário controlado: | Matemática - Estudo e ensino Equações qüadráticas |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_ClaudianeBrandao_SamadySouza.pdf | 723,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.