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dc.contributor.advisor1Menezes, Jean Michel dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/881404393663111pt_BR
dc.contributor.referee1Dias, Thayná Cristina Dias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2125324086179354pt_BR
dc.contributor.referee2Carmo, Dominique Fernandes de Moura do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5335872795706515pt_BR
dc.creatorNascimento, Sara Negreiros-
dc.creator.Lattes1936730788239196pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-14T17:28:16Z-
dc.date.available2024-02-14T17:28:16Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7406-
dc.description.abstractHydrocarbons are one of the contents studied in Organic Chemistry in High School. This content enables the use of molecular models in your approach, which are three-dimensional representations (physical or virtual), which allow a better structural understanding of the molecules of a chemical compound. Thus, the objective of this work was to evaluate the learning developed by third year high school students, from a public school in the municipality of Itacoatiara in Amazonas, through the use of molecular models in the Hydrocarbons approach. The research began in July 2023 and was divided into three moments: in the first moment there were 3 (three) meetings with students, in the second moment we sought to analyze the data collected and finally, organize the text of the article to a better understanding of the study. The results indicate that students had difficulties in understanding the study of hydrocarbons, especially with regard to the nomenclature of structures. The data shows that after the dialogued expository class and contact with physical molecular models, the groups had an easier time understanding the content, as everyone got the structural and molecular formula of the hydrocarbon correct during the applied activity. This work did not intend to exhaust the topic in question, on the contrary, it presented a general overview of important aspects related to the teaching of organic chemistry, specifically about hydrocarbons and their possible approaches in High School.pt_BR
dc.description.resumoOs Hidrocarbonetos são um dos conteúdos estudados em Química Orgânica no Ensino Médio. Este conteúdo possibilita o uso de modelos moleculares na sua abordagem, que são representações tridimensionais (físicas ou virtuais), que permitem uma melhor compreensão estrutural das moléculas de um composto químico. Assim, o objetivo desse trabalho foi avaliar as aprendizagens desenvolvidas por alunos do terceiro ano do Ensino Médio, de uma escola pública do município de Itacoatiara no Amazonas, pelo uso de modelos moleculares na abordagem de Hidrocarbonetos. A pesquisa foi iniciada em julho de 2023 e dividida em três momentos: no primeiro momento houve a realização de 3 (três) encontros com os estudantes, no segundo momento buscou-se analisar os dados coletados e por último, organizar o texto do artigo para um melhor entendimento do estudo. Os resultados apontam que os alunos possuíam dificuldades na compreensão do estudo dos hidrocarbonetos, principalmente no que diz respeito a nomenclatura das estruturas. Os dados evidenciam que após a aula expositiva dialogada e com o contato com os modelos moleculares físicos os grupos tiveram mais facilidade na compreensão do conteúdo, pois todos acertaram a fórmula estrutural e molecular do hidrocarboneto durante a atividade aplicada. Este trabalho não teve a pretensão de esgotar o tema em questão, pelo contrário, apresentou-se um panorama geral de aspectos importantes relacionados ao ensino da química orgânica, especificamente sobre os hidrocarbonetos e suas possíveis abordagens no Ensino Médio.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara)pt_BR
dc.relation.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectGeometria molecularpt_BR
dc.subjectEsterioquímicapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleUso de modelos moleculares na aprendizagem de hidrocarbonetos: uma possibilidade para aplicação em aulas de Químicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Artigopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2023-11-07-
dc.publisher.localpubItacoatiara (AM)pt_BR
dc.subject.controladoQuímica orgânica - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.contributor.advisor1orcid0000-0003-2769-1887pt_BR
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7501-0671pt_BR
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4937-2521pt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseCiências: Biologia e Química - Licenciatura - Itacoatiarapt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas

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