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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Elimara Lima dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9647667182003717pt_BR
dc.contributor.referee1Freitas, Eliane Batista de Lima-
dc.contributor.referee2Menezes, Jean Michel dos Santos-
dc.creatorFonseca, Marlete Miranda-
dc.date.accessioned2024-02-14T19:08:25Z-
dc.date.available2024-02-14T19:08:25Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7407-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the training of teachers in the Science degree Course: Chemistry and Biology who work at the Institute of Exact Sciences and Technology of the Federal University of Amazonas to work with deaf students. To achieve this goal, the research examined the teachers’ profiles and academic backgrounds. This revealed that the teachers have not received the necessary training in Libras and that there is no adequate training for deaf students in their higher education courses. This research was characterized as qualitative, exploratory, and analytical. It was carried out using field research, through data collection, a bibliographic review and we used semi-structured interviews as the collection instrument. Questionnaires were applied using Google Forms and bibliographical research was carried out to find reputable authors with a comprehensive view of the training of educators as professionals. Given the results analyzed, we can see that the teachers have a fragile background in sign language, only one teacher took Libras as an undergraduate, they have never taught deaf students, they have never taken a voluntary Libra course and around 18% have no interest in learning this language. In this way, it is possible to highlight the importance of teaching that qualifies teachers so that they can be prepared to receive their students, in addition to discussing inclusion in degree courses. Thus, the questions raised about the training of teachers in libras in higher education can serve as food for thought for teachers, and as a proposal to revise the laws that govern the teaching of libras in our country, reducing the harmful effects of teaching practices.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar a formação dos professores do curso de licenciatura em Ciências: Química e Biologia que estão atuando no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas para trabalhar com estudantes surdos. Esta pesquisa se caracterizou como qualitativa de cunho exploratória e analítica, foi realizada por meio da pesquisa de campo, através de levantamento de dados, revisão bibliográfica e utilizamos como instrumento de coleta um questionário através do google forms, e feitas as pesquisas bibliográficas para encontrar autores conceituados com uma visão abrangente da formação do educador enquanto profissional. Diante dos resultados analisados, podemos constatar que os professores têm uma formação frágil em língua de sinais, somente um docente fez a disciplina de Libras na graduação, nunca lecionaram para alunos surdos, nunca fizeram curso de libras de forma voluntária e cerca de 18% não tem interesse em aprender essa língua. Dessa forma, é possível destacar a importância de um ensino que qualifique os professores para que possam estar preparados para receber seus alunos, além de discutir a inclusão nos cursos de licenciatura. Assim, as questões que foram levantadas sobre a formação dos professores em libras no ensino superior podem servir para reflexão docente, sobre sua atuação, e para refletir sobre as leis que regem o ensino de Libras em nosso país, reduzindo os efeitos prejudiciais das práticas de ensino.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOpt_BR
dc.titleFormação docente no Ensino Superior: um estudo da formação dos docentes atuantes no curso de Licenciatura em Ciências Química e Biologia do ICET/UFAMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Artigopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2023-11-07-
dc.publisher.localpubItacoatiara (AM)pt_BR
dc.subject.controladoLingua brasileira de sinais - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.controladoSurdos - Educação - Inclusãopt_BR
dc.subject.controladoProfessores - Orientação profissionalpt_BR
dc.subject.controladoProfessores - Formaçãopt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseCiências: Biologia e Química - Licenciatura - Itacoatiarapt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas

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