Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7418
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Concepção de avaliação da aprendizagem na perspectiva dos professores do curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto de Educação Agricultura e Ambiente - IEAA.
Autor(a): Santos, Vanessa Lopes dos
Orientador(a): Alencar, Simône de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Ângela Maria Gonçalves de
metadata.dc.contributor.referee2: D'Aroz, Marlene Schussler
Resumo: O presente trabalho parte de duas pesquisas realizadas pelo Programa de Iniciação de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), no período de 2020 à 2022, sobre avaliação da aprendizagem as quais levantaram a inquietação sobre: Qual seria a concepção de avaliação da aprendizagem dos docentes do curso de Pedagogia do IEAA? A partir dessa questão traçamos como objetivo geral: analisar a concepção dos docentes do curso de Licenciatura em Pedagogia sobre Avaliação da Aprendizagem. Como suporte teórico, privilegiamos Luckesi (2011), Hoffmann (2018) e Sant’Anna (2014), dentre outros, que investigam os conceitos e as funções da avaliação. A pesquisa apresenta abordagem qualitativa, com enfoque na pesquisa de campo e análise de dados, usando como ferramenta para coleta de dados a entrevista via google forms. De acordo com o objetivo geral, os docentes do curso de Pedagogia, dos 4 participantes da pesquisa, 3 possuem a concepção de que avaliação é verificar a aprendizagem discente durante o processo de ensino-aprendizagem. O estudo possibilitou compreender que a avaliação é ferramenta importante no processo educacional tanto do aluno, quanto do professor, além de mostrar que a avaliação possui tipos, como os docentes mencionaram nesse estudo, que os tipos de avaliação mais utilizadas são a diagnóstica, formativa, mediadora ou contínua, enquanto as funções atribuídas a avaliação por eles são: o replanejamento, a reflexão sobre a práxis e a identificação do aprendizado do aluno. Além disso, foi constatado que há uma grande diversificação de instrumentos por parte dos docentes, sendo assim, sua perspectiva sobre a quantidade de instrumentos e que isso, não acarreta sobre carga, mas possibilita novos conhecimentos.
Resumo em outro idioma: The present text is results of two researches carried out by the Scientific Initiation Scholarship Initiation Program, in the período from 2020 to 2022, about the assessment of learning which raised concerns about: What would be the conception of assessment the learning of professors on the Pedagogy course at the IEAA? From this question we had as a general objective: analyze the conception of the professors on the Pedagogy course about evaluation learning. As theoretical support, we used Luckesi (2011), Hoffmann (2018) and Sant’Anna (2014), among others who research the concepts and the functions of assessment. The research has a qualitative approach, focusing on field research and data analysis, using interviews via Google forms, as a tool data collection. According to the main objective, the professors of the Pedagogy course, of the 4 research participants, 3 have the idea that assessment is to verify student learning during the teaching-learning process. The study made it possible to understand that assessment is important tool in the educational process of both the student and the professor, in addition to showing that assessment has types, as the professors mentioned in this study, the most used types of assessment are diagnostic, formative, mediating or continuous,while the functions assianed to assessment by them are: the replanning, reflection on práxis and identification of student learning. Besides, it was verified that there is a great diversification of instruments used by professor. Therefore, their perspective on the number of instruments and it does not cause overload, but provides new knowledges.
Palavras-chave: Concepção
Funçõe
Avaliação da Aprendizagem
Instrumentos Avaliativos
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Humaitá
Citação: SANTOS, Vanessa Lopes dos. Concepção de Avaliação da Aprendizagem na perspectiva dos professores do curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto de Educação Agricultura e Ambiente - IEAA. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)- Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7418
Vocabulário controlado: Estratégias de aprendizagem
Aprendizagem - Avaliação
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_VanessaSantos_.pdf352,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.