Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7447
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Título: Extensão universitária: uma contribuição para o ensino-aprendizagem de termoquímica no ensino médio
Autor(a): Reis, Lohane Bianca Moreira dos
Orientador(a): Souza, Margarida Carmo de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Fabrício Valentim da
metadata.dc.contributor.referee2: Martins, Valdomiro Lacerda
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma atividade de extensão, desenvolvida em duas turmas do 2º ano do Ensino Médio, contemplando 40 alunos, na Escola Estadual Deputado João Valério de Oliveira, em Itacoatiara-AM, em que, experimentos demonstrativos de baixo custo e de fácil acesso foram realizados sobre o conteúdo de termoquímica, por ser considerado abstrato, desinteressante e complexo para os estudantes. O presente estudo utilizou o método quanti-qualitativo e as atividades consistiram em cinco etapas: 1) Sondagem realizada com a professora de Química; 2) Aplicação de questionário inicial; 3) Demonstração dos experimentos; 4) Aplicação de questionário final; 5) Análise dos dados quanti-qualitativos. Os resultados demonstram que a atividade de extensão fortalece o vínculo universidade-escola e que a realização de experimentos auxilia os discentes na aprendizagem da termoquímica, colaborando para a autonomia, por meio da percepção científica sobre Química.
Resumo em outro idioma: This article presents the results of an extension activity, developed in two classes of the 2nd year of high school, covering 40 students, at the Escola Estadual Deputado João Valério de Oliveira, in Itacoatiara-AM. Low-cost and easy access demonstrative experiments were carried out on the content of thermochemistry, as it was considered abstract, uninteresting and complex for students. The present study used the quantitative-qualitative method and the activities consisted of five stages: 1) Survey carried out with the Chemistry teacher; 2) Application of the initial questionnaire; 3) Demonstration of experiments; 4) Application of the final questionnaire; 5) Analysis of quantitative and qualitative data. The results demonstrate that the extension activity strengthens the university-school bond and that carrying out experiments helps students learn thermochemistry, contributing to autonomy through scientific perception about Chemistry.
Palavras-chave: Termoquímica
Reações químicas
Transferência de calor
Experimentação
Thermochemistry
Chemical reactions
Heat transfer
Experimentation
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: QUIMICA
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Itacoatiara
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7447
Vocabulário controlado: .
.
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_LohaneReis.pdf838,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.