Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7447
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Título: | Extensão universitária: uma contribuição para o ensino-aprendizagem de termoquímica no ensino médio |
Autor(a): | Reis, Lohane Bianca Moreira dos |
Orientador(a): | Souza, Margarida Carmo de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Fabrício Valentim da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Martins, Valdomiro Lacerda |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de uma atividade de extensão, desenvolvida em duas turmas do 2º ano do Ensino Médio, contemplando 40 alunos, na Escola Estadual Deputado João Valério de Oliveira, em Itacoatiara-AM, em que, experimentos demonstrativos de baixo custo e de fácil acesso foram realizados sobre o conteúdo de termoquímica, por ser considerado abstrato, desinteressante e complexo para os estudantes. O presente estudo utilizou o método quanti-qualitativo e as atividades consistiram em cinco etapas: 1) Sondagem realizada com a professora de Química; 2) Aplicação de questionário inicial; 3) Demonstração dos experimentos; 4) Aplicação de questionário final; 5) Análise dos dados quanti-qualitativos. Os resultados demonstram que a atividade de extensão fortalece o vínculo universidade-escola e que a realização de experimentos auxilia os discentes na aprendizagem da termoquímica, colaborando para a autonomia, por meio da percepção científica sobre Química. |
Resumo em outro idioma: | This article presents the results of an extension activity, developed in two classes of the 2nd year of high school, covering 40 students, at the Escola Estadual Deputado João Valério de Oliveira, in Itacoatiara-AM. Low-cost and easy access demonstrative experiments were carried out on the content of thermochemistry, as it was considered abstract, uninteresting and complex for students. The present study used the quantitative-qualitative method and the activities consisted of five stages: 1) Survey carried out with the Chemistry teacher; 2) Application of the initial questionnaire; 3) Demonstration of experiments; 4) Application of the final questionnaire; 5) Analysis of quantitative and qualitative data. The results demonstrate that the extension activity strengthens the university-school bond and that carrying out experiments helps students learn thermochemistry, contributing to autonomy through scientific perception about Chemistry. |
Palavras-chave: | Termoquímica Reações químicas Transferência de calor Experimentação Thermochemistry Chemical reactions Heat transfer Experimentation |
Área de conhecimento - CNPQ: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: QUIMICA |
Idioma: | por |
País de publicação: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara) |
metadata.dc.publisher.course: | Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Itacoatiara |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7447 |
Vocabulário controlado: | . . |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_LohaneReis.pdf | 838,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.