Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7450
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Lucas Cunha da-
dc.creatorSantos, Saulo Cézar Seiffert-
dc.date.accessioned2024-07-25T21:24:02Z-
dc.date.available2024-07-25T21:24:02Z-
dc.date.issued2023-01-
dc.citation.volume11pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage27pt_BR
dc.identifier.issn2318-6674pt_BR
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7450-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the analogies used in 9th year grade mathematics textbooks in relation to teaching the concept of function. It is based on the cognitive potential attributed to analogies as teaching and learning tools, and on the structural mapping proposed by Gentner (1983) and collaborators. The aim of the analysis was to identify the presence of analogies used in teaching the concept of functions in the eight 9th year grade mathematics textbooks approved by the PNLD (2020). The literature review on the subject indicated a lack of research on the use of analogies in teaching mathematics. The results of the research into the analysis of analogies in textbooks, using Structural Mapping, show that the comparisons used in these books about the concept of function are structurally consistent analogies with didactic possibilities. In this sense, this work aims to be a contribution to research investigating the subject proposed here, the use of analogies in the teaching of mathematics.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho propõe analisar as analogias utilizadas nos livros didáticos de Matemática do 9° ano relacionadas com o Ensino do Conceito de Função. Fundamenta-se na potencialidade cognitiva atribuída às analogias como ferramentas de ensino e de aprendizagem, e no mapeamento estrutural proposto por Gentner (1983) e colaboradores. A análise teve como objetivo identificar a presença de analogias utilizadas no Ensino do Conceito de Funções, presentes em oito livros didáticos de Matemática do 9° ano, aprovados pelo PNLD (2020). A revisão de literatura da temática indicou a falta de pesquisas sobre a utilização de analogias no ensino de Matemática. Já os resultados da pesquisa acerca das análises das analogias presentes nos livros didáticos, por meio do Mapeamento Estrutural, evidenciam que as comparações utilizadas nesses livros acerca do conceito de função se configuram como analogias estruturalmente consistentes com possibilidades didáticas. Nesse sentido, este trabalho pretende ser uma contribuição às pesquisas que investigam a temática aqui proposta, de utilização de analogias no ensino de Matemática.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnalogiapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem de Matemáticapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOpt_BR
dc.titleA utilização de analogias como recurso didático no ensino de matemática: uma análise estrutural em livros didáticos no ensino do conceito de funçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.localpubCuiabá (MT)pt_BR
dc.subject.controlado.pt_BR
dc.subject.controlado.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódico - Multidisciplinar

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_LucasSilva_SauloSantos.pdf549,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.