Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7450
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Lucas Cunha da | - |
dc.creator | Santos, Saulo Cézar Seiffert | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-25T21:24:02Z | - |
dc.date.available | 2024-07-25T21:24:02Z | - |
dc.date.issued | 2023-01 | - |
dc.citation.volume | 11 | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
dc.citation.epage | 27 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2318-6674 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7450 | - |
dc.description.abstract | This paper aims to analyze the analogies used in 9th year grade mathematics textbooks in relation to teaching the concept of function. It is based on the cognitive potential attributed to analogies as teaching and learning tools, and on the structural mapping proposed by Gentner (1983) and collaborators. The aim of the analysis was to identify the presence of analogies used in teaching the concept of functions in the eight 9th year grade mathematics textbooks approved by the PNLD (2020). The literature review on the subject indicated a lack of research on the use of analogies in teaching mathematics. The results of the research into the analysis of analogies in textbooks, using Structural Mapping, show that the comparisons used in these books about the concept of function are structurally consistent analogies with didactic possibilities. In this sense, this work aims to be a contribution to research investigating the subject proposed here, the use of analogies in the teaching of mathematics. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho propõe analisar as analogias utilizadas nos livros didáticos de Matemática do 9° ano relacionadas com o Ensino do Conceito de Função. Fundamenta-se na potencialidade cognitiva atribuída às analogias como ferramentas de ensino e de aprendizagem, e no mapeamento estrutural proposto por Gentner (1983) e colaboradores. A análise teve como objetivo identificar a presença de analogias utilizadas no Ensino do Conceito de Funções, presentes em oito livros didáticos de Matemática do 9° ano, aprovados pelo PNLD (2020). A revisão de literatura da temática indicou a falta de pesquisas sobre a utilização de analogias no ensino de Matemática. Já os resultados da pesquisa acerca das análises das analogias presentes nos livros didáticos, por meio do Mapeamento Estrutural, evidenciam que as comparações utilizadas nesses livros acerca do conceito de função se configuram como analogias estruturalmente consistentes com possibilidades didáticas. Nesse sentido, este trabalho pretende ser uma contribuição às pesquisas que investigam a temática aqui proposta, de utilização de analogias no ensino de Matemática. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Analogia | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A utilização de analogias como recurso didático no ensino de matemática: uma análise estrutural em livros didáticos no ensino do conceito de função | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.localpub | Cuiabá (MT) | pt_BR |
dc.subject.controlado | . | pt_BR |
dc.subject.controlado | . | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódico - Multidisciplinar |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_LucasSilva_SauloSantos.pdf | 549,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.