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metadata.dc.type: E-book
Title: Para além da cacofonia: a literatura e as artes em espaços de subalternidades
metadata.dc.creator: Rodrigues, Adriana Cristina Aguiar
Segabinazi, Daniela
Caldas, Edla Cristina Rodrigues
Dantas, Priscila Vasques Castro
Bombini, Gustavo
Santos Neta, Aldenora Resende dos
Martins, Leoneide Maria Brito
Souza, Renata Junqueira de
Torrijos, Cristina Cañamares
Costa, Kleber Ferreira
Cosson, Rildo
Fonseca, Carolina Ferreira da
Silva, Fabiana Carneiro da
Oliveira, Raescla Ribeiro de
Oliveira, Aline Ribeiro de
Silva, Iolete Ribeiro da
Santos, Matheus Filipe Melo dos
Bacelar, Déborah Ribeiro
Gadelha, Dariana Paula Silva
Lima, Valéria de Oliveira
Nascimento, Cássia Maria Bezerra do
Souza, Fátima Maria da Rocha
Lira, Raquel Souza de
Cordeiro, Melyse Amaralina da Silva
Souza, Maria Luiza Germano de
Onofre, Elenice Maria Cammarosano
Nascimento, Vital Fabrício do
Silva, Flávio Mendes
Vilaça, Bianca Luniere
Saraiva, Emerson Sandro Silva
Costa, Nayara de Souza
Thiago, Idelvani da Conceição Bezerra
Silva, Mayane Serrão da
Fernandes, Maria Nilvane
Santos, Giele Vieira dos
Silva, Thais Amanda Queiroz da
Bottos Júnior, Norival
Lira, Kethycia Maria da Silva
metadata.dc.description.resumo: O título deste livro evoca duas categorias fundamentais para os estudos subalternos. A própria noção de subalternidade, conforme definições de Antonio Gramsci e de Gayatri Spivak; e a noção de cacofonia, encontrada na obra do sociólogo e urbanista AbdouMaliq Simone. Enquanto Gramsci e Spivak argumentam em torno da condição e da posição de certas classes e grupos sociais marginalizados em relação a espaços qualificados de escuta, Simone argumenta que muitos dos sons que emergem das zonas urbanas tornam-se inaudíveis ou inexplicáveis, devendo a política urbana preocupar-se em inventar uma plataforma ou palco em que a cacofonia das vozes seja ouvida e compreendida, e os falantes se tornem visíveis. Na era das redes sociais, que se apresentavam, em suas origens, enquanto promessa de acesso à voz, assiste-se hoje, em muitos países, sobretudo do Sul Global, a uma cacofonia, com ataques a sistema democráticos e a grupos historicamente silenciados. Percebendo criticamente essa realidade, o que buscamos aqui (a contrapelo) é converter a escola, a comunidade, como também a Universidade, o espaço acadêmico-científico – seja no que compreende às ações de ensino e de pesquisa, seja no que compreende às ações de extensão –, nessa plataforma, nesse palco, em que vozes possam e(s)coar até a escuta e a visibilidade: escuta nas comunidades, nas prisões, escuta na escola, nas salas de aula das universidades, escuta potente no silêncio do espaço em que buscamos escrever e elaborar nossas pesquisas e nossas ações no campo da educação. Tendo isso em mente, o livro se organiza em três partes: Literaturas, artes e práticas leitoras em espaços escolares e comunitários periféricos; Literatura e artes em espaços de privação de liberdade; e Literatura, artes e diálogos pós-coloniais – olhares a partir das margens.
Keywords: Letramento literário
Privação de liberdade
Estudos pós-coloniais
Estudos subalternos
Educação de jovens e adultos
Literatura
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7461
Issue Date: 31-Jul-2024
Appears in Collections:E-book - Linguística, Letras e Artes

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