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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7461
metadata.dc.type: | E-book |
Title: | Para além da cacofonia: a literatura e as artes em espaços de subalternidades |
metadata.dc.creator: | Rodrigues, Adriana Cristina Aguiar Segabinazi, Daniela Caldas, Edla Cristina Rodrigues Dantas, Priscila Vasques Castro Bombini, Gustavo Santos Neta, Aldenora Resende dos Martins, Leoneide Maria Brito Souza, Renata Junqueira de Torrijos, Cristina Cañamares Costa, Kleber Ferreira Cosson, Rildo Fonseca, Carolina Ferreira da Silva, Fabiana Carneiro da Oliveira, Raescla Ribeiro de Oliveira, Aline Ribeiro de Silva, Iolete Ribeiro da Santos, Matheus Filipe Melo dos Bacelar, Déborah Ribeiro Gadelha, Dariana Paula Silva Lima, Valéria de Oliveira Nascimento, Cássia Maria Bezerra do Souza, Fátima Maria da Rocha Lira, Raquel Souza de Cordeiro, Melyse Amaralina da Silva Souza, Maria Luiza Germano de Onofre, Elenice Maria Cammarosano Nascimento, Vital Fabrício do Silva, Flávio Mendes Vilaça, Bianca Luniere Saraiva, Emerson Sandro Silva Costa, Nayara de Souza Thiago, Idelvani da Conceição Bezerra Silva, Mayane Serrão da Fernandes, Maria Nilvane Santos, Giele Vieira dos Silva, Thais Amanda Queiroz da Bottos Júnior, Norival Lira, Kethycia Maria da Silva |
metadata.dc.description.resumo: | O título deste livro evoca duas categorias fundamentais para os estudos subalternos. A própria noção de subalternidade, conforme definições de Antonio Gramsci e de Gayatri Spivak; e a noção de cacofonia, encontrada na obra do sociólogo e urbanista AbdouMaliq Simone. Enquanto Gramsci e Spivak argumentam em torno da condição e da posição de certas classes e grupos sociais marginalizados em relação a espaços qualificados de escuta, Simone argumenta que muitos dos sons que emergem das zonas urbanas tornam-se inaudíveis ou inexplicáveis, devendo a política urbana preocupar-se em inventar uma plataforma ou palco em que a cacofonia das vozes seja ouvida e compreendida, e os falantes se tornem visíveis. Na era das redes sociais, que se apresentavam, em suas origens, enquanto promessa de acesso à voz, assiste-se hoje, em muitos países, sobretudo do Sul Global, a uma cacofonia, com ataques a sistema democráticos e a grupos historicamente silenciados. Percebendo criticamente essa realidade, o que buscamos aqui (a contrapelo) é converter a escola, a comunidade, como também a Universidade, o espaço acadêmico-científico – seja no que compreende às ações de ensino e de pesquisa, seja no que compreende às ações de extensão –, nessa plataforma, nesse palco, em que vozes possam e(s)coar até a escuta e a visibilidade: escuta nas comunidades, nas prisões, escuta na escola, nas salas de aula das universidades, escuta potente no silêncio do espaço em que buscamos escrever e elaborar nossas pesquisas e nossas ações no campo da educação. Tendo isso em mente, o livro se organiza em três partes: Literaturas, artes e práticas leitoras em espaços escolares e comunitários periféricos; Literatura e artes em espaços de privação de liberdade; e Literatura, artes e diálogos pós-coloniais – olhares a partir das margens. |
Keywords: | Letramento literário Privação de liberdade Estudos pós-coloniais Estudos subalternos Educação de jovens e adultos Literatura |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7461 |
Issue Date: | 31-Jul-2024 |
Appears in Collections: | E-book - Linguística, Letras e Artes |
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Ebook_Para além da cacofonia: a literatura e as artes em espaços de subalternidade | 6,06 MB | Adobe PDF | View/Open |
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