Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7463
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Violência na escola - revisão da literatura
metadata.dc.creator: Oliveira, Chuck Norris Gualberto de
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Daniel Cerdeira de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Villiam Cruz da
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Greicy Oliveira
metadata.dc.description.resumo: A violência na escola é um problema social que tem despertado grande preocupação na sociedade, levando à necessidade de estudos aprofundados sobre o tema. Esta monografia teve como objetivo geral analisar a literatura publicada no formato de artigos científicos entre 2019-2023 sobre a violência na escola em contexto brasileiro. Os objetivos específicos foram identificar os fatores sociais que contribuem para a violência na escola e discutir as estratégias das escolas para lidar com as violências relatadas. A metodologia utilizada foi a revisão integrativa, que trabalhou com dados teóricos e empíricos, seguindo os passos propostos por Whithemore e Knafl (2005), que incluem a identificação do problema, coleta e avaliação dos dados, e análise e interpretação dos mesmos. O universo final foi composto por 30 artigos, colhidos no Portal Periódicos CAPES e analisados via procedimento de Análise de Conteúdo. Como resultados, foram construídas quatro categorias, a saber: 1) Violência escolar: bullying e cyberbullying; 2) Violência contra professor e adoecimento; 3) Violência, família e escola; 4) Estratégias e prevenção: uma visão de professores e diretores. A monografia abordou tópicos importantes como considerações sobre a escola, violência na escola, violência contra o professor e tipos de violência na escola. O estudo contribui para uma melhor compreensão da violência na escola e para a divulgação de estratégias eficazes para lidar com esse problema, visando promover um ambiente escolar mais seguro e saudável para todos os envolvidos. A pesquisa destacou a importância de políticas públicas e ações educativas que combatem a violência e promovam a convivência ética e pacífica no ambiente escolar.
Abstract: Violence at school is a social problem that has aroused great concern in society, leading to the need for in-depth studies on the topic. This monograph had the general objective of analyzing the literature published in the format of scientific articles between 2019-2023 on violence at school in the Brazilian context. The specific objectives were to identify the social factors that contribute to violence at school and discuss schools' strategies for dealing with reported violence. The methodology used was the integrative review, which worked with theoretical and empirical data, following the steps proposed by Whitemore and Knafl (2005), which include identifying the problem, collecting and evaluating data, and analyzing and interpreting them. The final universe was composed of 30 articles, collected from the CAPES Periódicos Portal and analyzed via the Content Analysis procedure. As results, four categories were constructed, namely: 1) School violence: bullying and cyberbullying; 2) Violence against teachers and illness; 3) Violence, family and school; 4) Strategies and prevention: a view from teachers and principals. The monograph covered important topics such as considerations about school, violence at school, violence against teachers and types of violence at school. The study contributes to a better understanding of violence at school and to the dissemination of effective strategies to deal with this problem, aiming to promote a safer and healthier school environment for everyone involved. The research highlighted the importance of public policies and educational actions that combat violence and promote ethical and peaceful coexistence in the school environment.
Keywords: Violência na escola
Estratégias de prevenção
Brasil
Ambiente escolar seguro
Fatores sociais
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7463
metadata.dc.subject.controlado: .
.
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ChuckOliveira.pdf646,94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.