Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7473
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Inteligência artificial na educação: estudo com alunos e professores do curso de administração
Other Titles: Artificial intelligence in education: study with students and teachers of the administration course
metadata.dc.creator: Estumano, Roggério Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Nogueira, Ricardo Jorge da Cunha Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Moraes, Ana Flavia de Moraes
metadata.dc.contributor.referee2: Mendes, Sergio Augusto Torres
metadata.dc.description.resumo: A Inteligência Artificial (IA) representa uma importante inovação tecnológica no cotidiano de pessoas e organizações. Um dos campos abrangidos por esta tecnologia se refere ao ambiente acadêmico-pedagógico, com possibilidades de uso para alunos e professores. Este estudo analisou o impacto da IA no ambiente universitário, com foco no curso de Administração, de modo a identificar as principais aplicações de estudantes e professores e conhecer as principais opiniões acerca desta temática. Com este fim, realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, por meio de um questionário fechado online, respondido por alunos e professores do curso de Administração, de uma Instituição Federal de Ensino, em Manaus/AM. A pesquisa revelou que os alunos utilizaram a IA principalmente para obter feedback (58,5%) e atribuir tarefas com base na competência individual (50%), enquanto os professores a utilizaram para melhorar a capacidade docente (47%) e fornecer estratégias de ensino adaptativas (47%). Os alunos consideraram a IA positiva para o desempenho acadêmico (71%) e os docentes consideraram a IA positiva para desenvolvimento profissional (100%), embora demonstraram incertezas sobre suas implicações socioemocionais. Para a maioria dos alunos (67%) e professores (79%), a IA não foi utilizada de forma adequada eticamente no âmbito acadêmico. Além disso, foi verificado que a Instituição teve pouco envolvimento com o uso de ferramentas de IA para os alunos e/ou servidores.
Abstract: Artificial Intelligence (AI) represents an important technological innovation in the daily lives of people and organizations. One of the fields covered by this technology refers to the academic-pedagogical environment, with possibilities of use for students and teachers. This study analyzed the impact of AI in the university environment, focusing on the Administration course, in order to identify the main applications of students and teachers and understand the main opinions on this topic. To this end, descriptive research was carried out with a quantitative approach, using a closed online questionnaire, answered by students and teachers of the Administration course, at a Federal Education Institution, in Manaus/AM. The survey revealed that students used AI primarily to obtain feedback (58.5%) and assign tasks based on individual competence (50%), while teachers used it to improve teaching skills (47%) and provide learning strategies. adaptive teaching (47%). Students considered AI positive for academic performance (71%) and teachers considered AI positive for professional development (100%), although they expressed uncertainty about its socio-emotional implications. For the majority of students (67%) and teachers (79%), AI was not used appropriately ethically in the academic context. Furthermore, it was found that the Institution had little involvement with the use of AI tools for students and/or employees.
Keywords: Inteligência artificial
Educação
Administração
Tecnologia
Artificial intelligence
Education
Administration
Technology
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FES - Faculdade de Estudos Sociais
metadata.dc.publisher.course: Administração - Bacharelado - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7473
metadata.dc.subject.controlado: .
.
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_RoggerioEstumano.pdf340,2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.