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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Identificando barreiras de gênero nas aulas de futsal
metadata.dc.creator: Pereira, Paloma
Souza, Edlen Cris dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Trindade, Patrícia dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Veras, Alana Carolina Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Brandão, Alex Carneiro
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a participação de meninas nas aulas práticas do conteúdo esporte, na modalidade futsal, durante as aulas de Educação Física. Sobretudo a respeito das questões sobre gênero, durante as vivências no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) no ambiente escolar. Considerando a colocação da mulher no futebol, buscamos de forma qualitativa, coletar dados por meio de questionário, contendo perguntas voltadas para a participação das meninas no futsal, as experiências relatas por elas e a inserção delas no esporte, e se existem diferenças de gênero na prática do futsal no ambiente escolar. O estudo foi realizado com 10 meninas das turmas dos 5º anos do ensino fundamental da Escola Estadual Gentil Belém localizada no município de Parintins-Amazonas. Os resultados obtidos mostram que as alunas gostam e praticam futsal na escola, porém enfrentam discriminações e preconceitos, além de haver pouca interação entre ambos. No entanto, fora do ambiente escolar, raramente tem a oportunidade de praticar a modalidade. A pesquisa revela que os professores separam meninos e meninas nas aulas de Educação Física, e a preferência em realizar as aulas é de forma separada e não conjunta. A pesquisa evidenciou que a falta de inclusão e o tratamento desigual foram fatores que contribuem para o afastamento das alunas do esporte.
Abstract: The aim of this study is to analyze the participation of girls in practical classes in the sport of futsal during Physical Education classes. Especially with regard to gender issues, during experiences in the Institutional Teaching Initiation Program (PIBID) in the school environment. Considering the place of women in soccer, we sought to collect data in a qualitative way, using a questionnaire containing questions about girls' participation in futsal, their experiences and their inclusion in the sport, and whether there are gender differences in the practice of futsal in the school environment. The study was carried out with 10 girls from the 5th grade classes at the Gentil Belém State School located in the municipality of Parintins, Amazonas. The results show that the students enjoy and practice futsal at school, but face discrimination and prejudice, and there is little interaction between the two. However, outside the school environment, they rarely have the opportunity to practise the sport. The research reveals that teachers separate boys and girls in PE classes, and the preference is for classes to be held separately rather than together. The research showed that the lack of inclusion and unequal treatment were factors that contributed to girls' withdrawal from sport.
Keywords: Educação física
Gênero
Futsal
Meninas
Physical education
Gender
Futsal
Girls
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Educação Física - Licenciatura - Parintins
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7482
metadata.dc.subject.controlado: .
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