Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7488
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Fatores determinantes para evasão e permanência de estudantes no ensino superior
metadata.dc.creator: Bezerra, Vanessa da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Vieira, Valéria Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee1: Uchôa, Antônio Giovanni Figliuolo
metadata.dc.contributor.referee2: Souza Junior, Armando Araújo de
metadata.dc.description.resumo: Este estudo analisou os motivos que influenciam a evasão e permanência de estudantes em cursos de graduação de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública no norte do Brasil. Um questionário eletrônico foi aplicado a 57 estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, que cursavam entre o 3º e 7º período. Os dados foram analisados utilizando a Técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2016), categorizando os fatores em Institucional, Individual e Profissional. A pesquisa revelou que a evasão é um fenômeno complexo e multifatorial, com destaque para fatores individuais como falta de identificação com o curso, problemas financeiros e questões de saúde. A categoria "Individual" foi a mais representativa entre os motivos de evasão, enquanto aspectos institucionais e profissionais também foram mencionados, embora em menor frequência. Os motivos para a permanência, por outro lado, estão fortemente ligados às expectativas de carreira e ao planejamento futuro dos estudantes. A motivação profissional, as oportunidades de crescimento na área de estudo e a valorização do esforço individual foram fatores determinantes para a continuidade dos alunos em seus cursos. Aspectos institucionais como apoio financeiro também contribuíram para a permanência, ainda que em menor escala.
Abstract: This study analysed the reasons that influence student dropout and permanence in undergraduate courses at a public Higher Education Institution (HEI) in northern Brazil. An electronic questionnaire was administered to 57 students from the Business Administration, Accountancy and Economics programmes, who were studying between the 3rd and 7th terms. The data was analysed using Bardin's Content Analysis Technique (2016), categorising the factors into Institutional, Individual and Professional. The research revealed that dropout is a complex and multifactorial phenomenon, with emphasis on individual factors such as lack of identification with the course, financial problems and health issues. The ‘Individual’ category was the most representative among the reasons for dropping out, while institutional and professional aspects were also mentioned, albeit less frequently. The reasons for staying, on the other hand, are strongly linked to students' career expectations and future planning. Professional motivation, opportunities for growth in the field of study and appreciation of individual effort were determining factors for students to continue with their courses. Institutional aspects such as financial support also contributed to staying, albeit to a lesser extent.
Keywords: Evasão universitária
Permanência estudantil
Ensino superior
University dropout
Student permanence
Higher education
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FES - Faculdade de Estudos Sociais
metadata.dc.publisher.course: Administração - Bacharelado - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7488
metadata.dc.subject.controlado: .
.
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_VanessaBezerra.pdf415,57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.