Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7497
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A live bombou? Avaliando métricas para engajamento em live streaming
Other Titles: Did the live rock? Evaluating metrics for engagement in live streaming
metadata.dc.creator: Ferreira, Paulo Vinicius da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Gadelha, Bruno Freitas
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva Junior, Genildo Gomes da
metadata.dc.contributor.referee1: Azevedo, Romualdo Costa de
metadata.dc.contributor.referee2: Rocha, Ana Carolina Oran
metadata.dc.description.resumo: As transmissões ao vivo, ou live Streaming, tornaram-se um meio popular de disseminação de conteúdo, seja para a transmissão de notícias, eventos ou conteúdos relacionados a jogos. Logo, esse trabalho de conclusão de curso propõe a criação de uma métrica para engajamento em live streamings. Para entender como medir o engajamento em live Streaming é necessário analisar como espectadores utilizam os recursos interativos da plataforma, como curtidas e comentários. Para avaliar as métricas propostas, realizou-se um estudo de caso em três plataformas de live Streaming a fim de avaliar métricas de engajamento em mídias sociais. Os resultados evidenciam que as métricas avaliadas, embora não sejam específicas para live Streaming, podem ser utilizadas para avaliar o engajamento de seus espectadores. No entanto, é necessário considerar outros indicadores tais como a duração da live e a semântica dos comentários.
Abstract: Live streaming has become a popular way of disseminating content, such as news, events and game-related topics. To understand how to measure engagement in live streamings, it is necessary to analyze how viewers interact with interactive features of the platform, such as likes and text comments. This work proposes an adaptation of metrics to measure engagement in live streaming. To evaluate this, we conducted a case study on three live streaming platforms. Results indicate that the evaluated metrics, although not specifically designed for live streaming, can be used to assess the engagement of viewers. However, it is necessary to consider other interactive indicators, such as the duration of the live and the semantics of the comments, to measure engagement in live streaming.
Keywords: Transmissões ao vivo
Live streaming
Disseminação de conteúdo
Engajamento
Recursos interativos
Curtidas
Comentários
Indicadores
metadata.dc.subject.cnpq: ENGENHARIAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FT - Faculdade de Tecnologia
metadata.dc.publisher.course: Engenharia da Computação - Bacharelado - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7497
metadata.dc.subject.controlado: .
.
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Engenharias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PauloFerreira.pdf4,37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.