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dc.contributor.advisor1Vieira, Valéria Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7004217251925975pt_BR
dc.contributor.referee1Nogueira, Ricardo Jorge da Cunha Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4300407932755780pt_BR
dc.contributor.referee2Sidrim, Simonica Lima de Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7474123228467896pt_BR
dc.creatorBrandão, Paulo Victor Tavares-
dc.date.accessioned2024-08-07T22:17:04Z-
dc.date.available2024-08-07T22:17:04Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7502-
dc.description.abstractThis study analyses customer satisfaction at a small restaurant located in the central region of the city of Manaus, Amazonas, using the Net Promoter Score (NPS) metric. An online form was made available to customers while they were in the restaurant. After collecting the responses, data was collated to identify the general level of satisfaction of the public, as well as to classify customers into detractors, passives and promoters, and to understand the motivations behind the answers provided. Additional questions addressed aspects related to the quality of the food, service and atmosphere. The establishment's strengths stood out in the quality of the food and service, contributing to the significant number of promoter customers, who represented more than half of the respondents, and also motivating neutral customers, the second most representative group. The detractor customers pointed to aspects related to waiting times as the main motivators for their evaluations. The company's overall NPS index (40.3 per cent) classifies it in the improvement zone, indicating the need for significant improvements, since the customer experience is inconsistent. In this case, the emphasis should be on improving relationships with neutral and detractor customers.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo analisa a satisfação dos clientes de um restaurante de pequeno porte localizado na região central do município de Manaus, Amazonas, utilizando a métrica Net Promoter Score (NPS). Foi disponibilizado um formulário online para os clientes enquanto frequentavam o restaurante. Após a coleta das respostas, foi realizado um levantamento dos dados para identificar o grau de satisfação geral do público, bem como para classificar os clientes em detratores, passivos e promotores, bem como compreender as motivações por trás das respostas fornecidas. Questões adicionais abordaram aspectos relacionados à qualidade da comida, do atendimento e do ambiente. Os pontos fortes do estabelecimento destacaram-se na qualidade da comida e do atendimento, contribuindo para o expressivo número de clientes promotores, que representaram mais da metade dos respondentes, e também motivaram os clientes neutros, o segundo grupo mais representativo. Os clientes detratores apontaram como principais motivadores para suas avaliações aspectos relacionados ao tempo de espera. O índice geral de NPS da empresa (40,3%) a classifica na zona de aperfeiçoamento, indicando a necessidade de melhorias significativas, uma vez que a experiência do cliente é inconsistente. Neste caso, a ênfase deve ser direcionada para a melhoria do relacionamento com os clientes neutros e detratores.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFES - Faculdade de Estudos Sociaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectSatisfação do clientept_BR
dc.subjectLealdadept_BR
dc.subjectNet Promoter Scorept_BR
dc.subjectRestaurantept_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleAvaliação da satisfação dos clientes de restaurante com a utilização do Net Promoter Score (NPS)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Artigopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2024-07-31-
dc.publisher.localpubManaus (AM)pt_BR
dc.subject.controlado.-
dc.subject.controlado.-
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseAdministração - Bacharelado - Manauspt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

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