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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Orientação da marca do empreendedor e percepções do cliente sobre o posicionamento de marca de uma pequena empresa
metadata.dc.creator: Menezes, Brenda Cortez de
metadata.dc.contributor.advisor1: Vieira, Valéria Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee1: Uchôa, Antônio Giovanni Figliuolo
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Alexandre Pirangy de
metadata.dc.description.resumo: O posicionamento de marca refere-se a um conjunto estratégico de ações elaboradas com o objetivo de agregar valor ao consumidor. Diante deste contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar o posicionamento de marca de uma pequena empresa de moda urbana regional amazonense, comparando a visão almejada pelos empreendedores com a percepção do público consumidor. De caráter qualitativo e exploratório, a pesquisa é focada na compreensão das experiências e percepções dos clientes com relação a uma pequena empresa amazonense de moda urbana, e o posicionamento desejado pelos proprietários da empresa. Na coleta de dados, foram utilizadas técnicas de grupo focal com clientes e entrevista pessoal em profundidade com proprietários. A análise incluiu a transcrição dos depoimentos e a codificação dos dados em três categorias temáticas: critérios de decisão de compra, posicionamento de marca percebido pelos clientes e posicionamento de marca desejado pela marca. Os resultados revelaram que há alinhamento entre as expectativas dos clientes e posicionamento desejado pelos gestores, principalmente no aspecto de regionalidade.
Abstract: Brand positioning refers to a strategic set of actions designed to add value to the consumer. Given this context, this study aims to analyze the brand positioning of a small business regional urban fashion company in the Amazon, comparing the vision sought by the entrepreneurs with the perception of the consumer public. Qualitative and exploratory in nature, the research is focused on understanding the experiences and perceptions of customers in relation to a small Amazonian urban fashion company, and the positioning desired by the company's owners. Data collection used focus group techniques with customers and in-depth personal interviews with owners. The analysis included transcribing the statements and coding the data into three thematic categories: purchasing decision criteria, brand positioning perceived by customers and brand positioning desired by the brand. The results revealed that there is alignment between customer expectations and the positioning desired by managers, especially in terms of regionality.
Keywords: Percepção do cliente
Posicionamento de marca
PME
Pequena empresa
Branding
Marca
Customer perception
Brand positioning
SME
Small business
Brand
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FES - Faculdade de Estudos Sociais
metadata.dc.publisher.course: Administração - Bacharelado - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7505
metadata.dc.subject.controlado: .
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