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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7506
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Raspberry fliperama: protótipo de fliperama utilizando Android embarcado e Raspberry Pi 4 |
metadata.dc.creator: | Amazonas, Lorena Bastos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Souto, Eduardo James Pereira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Barreto, Raimundo da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Feitosa, Eduardo Luzeiro |
metadata.dc.description.resumo: | Os fliperamas, máquinas de jogos que proporcionam uma experiência de entretenimento divertida e memorável, foram extremamente populares em décadas passadas. A recriação dessas máquinas oferece aos desenvolvedores e entusiastas a oportunidade de reviver a magia dos clássicos enquanto integra inovações tecnológicas. Este trabalho apresenta o estágio inicial de desenvolvimento de um protótipo de fliperama, com o objetivo de criar a experiência autêntica dos jogos clássicos de arcade com uma abordagem moderna e acessível. Para isso, foi utilizado o Raspberry Pi 4 combinado com a versatilidade do sistema Android. O modelo proposto foi desenvolvido através da configuração do hardware, adaptação do Android para o ambiente de fliperama, seleção e implementação de emuladores, e programação dos botões físicos para interação direta com os jogos. Esta abordagem contribui para o campo de sistemas embarcados e entretenimento digital, destacando o potencial do Raspberry Pi e Android além de suas aplicações convencionais. |
Abstract: | Arcade machines, which provide a fun and memorable entertainment experience, were extremely popular in past decades. Recreating these machines offers developers and enthusiasts the opportunity to relive the magic of classic games while integrating technological innovations. This work presents the initial stage of developing an arcade machine prototype, with the goal of creating an authentic classic arcade game experience with a modern and accessible approach. For this, the Raspberry Pi 4 was used in combination with the versatility of the Android system. The proposed model was developed through hardware configuration, adaptation of Android for the arcade environment, selection and implementation of emulators, and programming of physical buttons for direct interaction with the games. This approach contributes to the field of embedded systems and digital entertainment, highlighting the potential of Raspberry Pi and Android beyond their conventional applications. |
Keywords: | Android Fliperama Raspberry Pi Sistemas embarcados |
metadata.dc.subject.cnpq: | ENGENHARIAS CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FT - Faculdade de Tecnologia |
metadata.dc.publisher.course: | Engenharia da Computação - Bacharelado - Manaus |
Citation: | AMAZONAS, Lorena Bastos. Raspberry fliperama: protótipo de fliperama utilizando Android embarcado e Raspberry Pi 4. 2024. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7506 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Engenharias |
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