Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7508
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Mapeamento das produções científicas a respeito da alfabetização na educação infantil na Revista RBA/ABALF
metadata.dc.creator: Feitosa, Diná Ester Pantoja
metadata.dc.contributor.advisor1: Medeiros, Adriana Francisca de
metadata.dc.contributor.referee1: D’Aroz, Marlene Schussler
metadata.dc.contributor.referee2: Franco, Zilda Gláucia Elias
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa objetivou mapear e analisar os artigos científicos sobre alfabetização na Educação Infantil alojadas na Revista Brasileira de Alfabetização, no site da Associação Brasileira de Alfabetização – ABAlf. Com o intuito de alcançarmos o nosso objetivo, a metodologia utilizada neste trabalho foi uma pesquisa de cunho qualitativa do tipo bibliográfica, com uma análise descritiva. Para a obtenção de dados, acessamos a base de dados da RBA/ABAlf e buscamos o descritor “Educação Infantil” das páginas dos periódicos já publicados e disponíveis no site, sem delimitação temporal. Tivemos um resultado de 14 (quatorze) artigos. Constatamos nas análises que é um número reduzido de estudos em comparação a outras temáticas. A revista está na 21 ª edição, com uma média de 200 (duzentos) artigos publicados. No entanto, identificamos um dossiê que objetivou a discussão da temática, configurando-se um importante avanço para área da educação infantil e da alfabetização.
Abstract: This research aimed to map and analyze the scientific articles on literacy in Early Childhood Education housed in the Revista Brasileira de Alfabetização on the website of the Associação Brasileira de Alfabetização – ABAlf. In order to achieve our objective, the methodology used in this work was qualitative bibliographical research, with a descriptive analysis. To obtain data, we accessed the RBA/ABAlf database and associated the descriptor “Education for children” on the pages of journals already published and available on the website, without temporal delimitation. We had a result of 14 (fourteen) articles. We found in the analyzes that there is a reduced number of studies compared to other themes. The magazine is in its 21st edition, with an average of 200 (two hundred) articles published. However, we identified a dossier that aimed to discuss the topic, representing an important advance in the area of Early Childhood Education and literacy.
Keywords: Educação infantil
Alfabetização
Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF)
Child education
Literacy
Brazilian Literacy Association (ABALF)
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Humaitá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7508
metadata.dc.subject.controlado: .
.
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DináFeitosa.pdf695,23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.