Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7531
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Uma trajetória entre a caminhada da vida e a pedagogia
metadata.dc.creator: Silva, Maria Alciana da Silva e
metadata.dc.contributor.advisor1: Machado, José Ronaipe das Neves
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Fábio Souza Correa
metadata.dc.description.resumo: Como requisito de trabalho final de curso, a construção deste trabalho constitui-se em reunir e destacar de forma reflexiva, experiências formativas e relevantes da minha trajetória de vida pessoal, acadêmica e profissional. O mesmo tem como objetivo refletir essa jornada de vivências destacando momentos significativos de aprendizagens e experiências que contribuíram para minha formação, a partir de uma visão crítica e fundamentada teoricamente. O texto está organizado em dois capítulos, o capítulo primeiro aborda a trajetória pessoal, escolar e profissional, apontando influências familiares, desafios educacionais, experiências de trabalho, e teorias que influenciaram na área de pesquisas na graduação. O segundo capítulo foca nas reflexões de práticas e experiências dos estágios supervisionados, fornecendo uma visão crítica na formação pedagógica na educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e gestão escolar. Dessa forma, o que será anunciado na escrita deste trabalho, demonstram um contexto, sociocultural, educacional, e valores familiares que influenciaram em meu desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional.
Abstract: As a final course requirement, the construction of this work aims to gather and highlight, in a reflective manner, formative and relevant experiences from my personal, academic, and professional life. Its objective is to reflect this journey of experiences, highlighting significant moments of learning and experiences that contributed to my development, from a critical and theoretically grounded perspective. The text is organized into two chapters. The first chapter addresses my personal, academic, and professional trajectory, pointing out family influences, educational challenges, work experiences, and theories that influenced my undergraduate research area. The second chapter focuses on reflections on practices and experiences from supervised internships, providing a critical view of pedagogical training in early childhood education, early years of elementary education, and school management. Thus, what will be presented in the writing of this work demonstrates a socio-cultural, educational context and family values that influenced my personal, academic, and professional development.
Keywords: Memórias
Experiências
Educação
Formação
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Itamarati/AM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7531
metadata.dc.subject.controlado: .
.
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ MariaAlcianaSilva.pdf1,15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.