Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7541
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A formação acadêmica do pedagogo pelo PARFOR no contexto educacional de Itamarati-AM
metadata.dc.creator: Silva, Charlene Lopes da
metadata.dc.contributor.advisor1: Paes, Luciane Rocha
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Tenório, Kleitson José Lima
metadata.dc.description.resumo: Esta obra refere-se ao Trabalho Final do Curso de Pedagogia (FACED/PARFOR/UFAM) no município de Itamarati-AM. Neste trabalho será relatado as experiências adquiridas ao longo dos anos, considerando que os fatos apresentados se referem a lembranças do trajeto percorrido e as principais colaborações para o desenvolvimento pessoal da autora. Dividido em três capítulos, o primeiro trata de um breve histórico referente ao Memorial Acadêmico que constitui uma narrativa autobiográfica, com resultados de levantamentos da trajetória da acadêmica Charlene Lopes da Silva, perpassando pela entrada na escola ao ingresso no magistério em ambiente Amazônico, desde a educação infantil até o ensino médio. O segundo capítulo trata da Formação Acadêmica em nível Superior. O terceiro capítulo traz reflexões acerca da prática docente e a gestão escolar. Portanto, são memórias referentes a trajetória acadêmica, o ingresso na docência e no curso de Pedagogia do PARFOR/UFAM, apresentadas por relatos e fotografias autorais, onde são visualizados como resultado da percepção dos métodos de ensino, seja no seu caráter positivo ou negativo na vida da discente, a depender da sua aplicação ou ausência.
Abstract: This work refers to the Final Work of the Pedagogy Course (FACED/PARFOR/UFAM) in the municipality of Itamarati-AM. In this work, the experiences acquired over the years will be reported, considering that the facts presented refer to memories of the path taken and the main contributions to the author's personal development. Divided into three chapters, the first deals with a brief history of the Academic Memorial, which is an autobiographical narrative, with the results of surveys of the academic career of Charlene Lopes da Silva, from her entry into school to her entry into teaching in an Amazonian environment, from nursery school to secondary school. The second chapter deals with academic training at university level. The third chapter reflects on teaching practice and school management. Therefore, these are memories referring to the academic trajectory, the entry into teaching and the PARFOR/UFAM Pedagogy course, presented by authorial reports and photographs, where they are visualized because of the perception of teaching methods, whether in their positive or negative character in the student's life, depending on their application or absence.
Keywords: Formação docente
Educação
Memórias
Escola
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parfor - Itamarati/AM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7541
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_CharleneSilva.pdf899,15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.