Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7545
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Reflexões sobre a prática profissional e acadêmica: um relato integrado do estágio e do percurso acadêmico |
metadata.dc.creator: | Silva, Maria Antônia do Nascimento da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Pessoa, Enicelmo Pereira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Machado, José Ronaipe das Neves |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso apresenta um relato reflexivo que integra as experiências vivenciadas no estágio e a jornada acadêmica por meio de um memorial. Ao longo do processo de escrita deste trabalho, buscou-se contextualizar as vivências e aprendizados adquiridos durante o estágio em um diálogo interligado com as reflexões provenientes do percurso acadêmico, que aborda tanto momentos marcantes da formação acadêmica quanto situações significativas vivenciadas durante o estágio, proporcionando uma visão abrangente e aprofundada das dinâmicas, desafios, aprendizados e reflexões decorrentes dessas experiências. A inter-relação entre os elementos do memorial e as experiências do estágio permitiu um olhar crítico e reflexivo sobre a prática profissional, ancorada em bases teóricas e práticas desenvolvidas ao longo do curso. Por meio da junção desses aspectos, este trabalho visa proporcionar uma análise integrada, reflexiva e contextualizada da formação acadêmica, do estágio e das contribuições para o desenvolvimento profissional e pessoal. A interseção entre as experiências do estágio e a trajetória acadêmica propõe uma reflexão aprofundada sobre a relação entre teoria e prática, enfatizando a importância do processo de formação contínua e da aplicação dos conhecimentos adquiridos na prática profissional. Palavras-chave: Formação; Docente; Aprendizado: Vivências |
Abstract: | The present academic work presents a reflective report that integrates the experiences during the internship and the academic journey through a memorial. Throughout the process of writing this work, sought to contextualize the experiences and learning acquired during the internship in a dialogue interconnected with reflections arising from the academic career, which addresses both important moments of academic training and significant situations experienced during the internship, providing a comprehensive and in-depth view of the dynamics, challenges, learning and reflections arising from these experiences. The interrelationship between the elements of the memorial and the internship experiences allowed a critical and reflective look at professional practice, anchored in theoretical and practical bases developed throughout the course. By bringing these aspects together, this work aims to provide an integrated, reflective and contextualized analysis of academic training, internship and contributions to professional and personal development. The intersection between internship experiences and the academic trajectory proposes an in-depth reflection on the relationship between theory and practice, emphasizing the importance of the process of continuous training and the application of knowledge acquired in professional practice. Keywords: Teacher Training; Apprenticeship; Experiences |
Keywords: | Formação Teacher Training Docente Apprenticeship Aprendizado Experiences Vivências |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FACED - Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Parfor - Itamarati/AM |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7545 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_MariaAntoniaSilva | 1,2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.