Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7547
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Da escola ao adentrar minha jornada acadêmica: transição de desafios e oportunidades
metadata.dc.creator: Santos, Sandra da Siva dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Pessoa, Enicelmo Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Machado, José Ronaipe das Neves
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho reflete a minha jornada acadêmica no curso de Pedagogia, destacando os principais aprendizados, desafios e conquistas ao longo desse percurso. A pesquisa foi conduzida de forma autobiográfica, revisitando momentos significativos desde o início da graduação até a conclusão deste trabalho. Por meio da narrativa da minha experiência na área da pedagogia, foram identificados os principais aspectos que influenciaram o meu desenvolvimento profissional e pessoal. Os desafios enfrentados, as descobertas realizadas e as transformações vivenciadas foram analisadas sob a ótica da formação pedagógica. Os resultados evidenciaram a importância do curso de Pedagogia na minha trajetória, não apenas como uma formação acadêmica, mas como um caminho de autoconhecimento e de construção de identidade profissional. Conclui-se que a pedagogia não se limita ao ambiente escolar, mas permeia todas as esferas da vida, contribuindo para o meu crescimento como indivíduo e como educadora em potencial. Palavras-chave: Estagio; Vida acadêmica; Vivencia; Formação.
Abstract: This work reflects my academic journey in the Pedagogy course, highlighting the main learnings, challenges and achievements along this path. The research was conducted in an autobiographical way, revisiting significant moments from the beginning of graduation until the conclusion of this work. Through the narrative of my experience in the field of pedagogy, the main aspects that influenced my professional and personal development were identified. The challenges faced, the discoveries made and the transformations experienced were analyzed from the perspective of pedagogical training. The results highlighted the importance of the Pedagogy course in my career, not just as an academic training, but as a path to self-knowledge and construction of professional identity. It is concluded that pedagogy is not limited to the school environment, but permeates all spheres of life, contributing to my growth as an individual and as a potential educator. Keywords: Internship; Academic life; Experiences; Training
Keywords: Estagio
Vida acadêmica
Vivencia
Formação
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parfor - Itamarati/AM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7547
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_SandraSantos665,7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.