Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7553
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: A Literartura Infantil como proposta pedagógica para a educação sexual da criança: Desafios e possibilidades em um CMEI de Parintins-AM
metadata.dc.creator: Cativo, Beatriz Santana
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Marinez França
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Fernanda Priscila Alves da
metadata.dc.contributor.referee2: Martins, Kézia Siméia Barbosa da Silva
metadata.dc.description.resumo: A educação sexual (ES) da criança ainda é um tema considerado tabu na sociedade brasileira. Apesar disso, é preciso frisar que a ES direcionada às crianças difere daquela voltada para adultos e adolescentes, seu foco é ensinar sobre o corpo, promover autoestima e prevenir abusos sexuais. Todavia, existem desafios e resistência em abordar essa temática no ambiente familiar e escolar, devido ao constrangimento de discutir o assunto e a formação de professores. Diante disso, o objetivo deste estudo foi discutir propostas pedagógicas com base na literatura de Caroline Arcari, que leve em consideração a ES de crianças em um Centro de Educação Infantil (CEI) situado em Parintins-AM. Objetivos específicos: verificar possíveis iniciativas e trabalho com conceitos relacionadas a ES de crianças em um CEI de Parintins; Identificar e selecionar livros da literatura infantil com temática de ES como sugestão para o trabalho pedagógico de professores da educação infantil; dialogar com docentes locais sobre a elaboração de atividades que envolva práticas pedagógicas embasadas na literatura de Caroline Arcari. A metodologia trata-se de uma pesquisa bibliográfica, abordagem qualitativa e pesquisa de campo, incluindo observação participativa e entrevistas semiestruturadas com gestora, pedagoga, docentes e mães. Os resultados apontam a necessidade dessa abordagem no CEI, considerando a carência de estratégias pedagógicas adequadas e o alarmante número de denúncias de abusos sexuais. Conclui-se que as obras de literatura infantil de Caroline Arcari são ferramentas eficazes para desenvolver propostas pedagógicas, proporcionando referências importantes para as aulas dos docentes, contribuindo dessa forma para uma ES respeitosa.
Abstract: Children's sexual education (SE) is still a topic considered taboo in Brazilian society. Despite this, it is necessary to emphasize that SE aimed at children differs from that aimed at adults and adolescents, its focus is teaching about the body, promoting self-esteem and preventing sexual abuse. However, there are challenges and resistance in addressing this issue in the family and school environment, due to the embarrassment of discussing the subject and teacher training. Given this, the objective of this study was to discuss pedagogical proposals based on the literature of Caroline Arcari , which take into account the ES of children in an Early Childhood Education Center (CEI) located in Parintins–AM. Specific objectives: verify possible initiatives and work with concepts related to SE for children in a CEI in Parintins; Identify and select children's literature books with a SE theme as a suggestion for the pedagogical work of early childhood education teachers; dialogue with local teachers about the development of activities that involve pedagogical practices based on Caroline Arcari literature. The methodology involves bibliographical research, a qualitative approach and field research, including participatory observation and semi-structured interviews with managers, educators, teachers and mothers. The results point to the need for this approach in the CEI, considering the lack of adequate pedagogical strategies and the alarming number of reports of sexual abuse. It is concluded that Caroline Arcari 's works of children's literature are effective tools for developing pedagogical proposals, providing important references for teachers' classes, thus contributing to respectful SE.
Keywords: Literatura infantil
Children's literature
Educação Sexual (ES)
Educação infantil
Sex education
Child education
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parintins
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7553
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_BeatrizCativo883,59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.