Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7562
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Caminhos e conquistas: uma jornada acadêmica de superação e aprendizado
metadata.dc.creator: Lopes, Katia Silveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Paes, Luciane Rocha
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Tenório, Kleitson José Lima
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho acadêmico, constitui uma narrativa que reúne informações relevantes sobre minha trajetória educacional e profissional, desde minha infância até os dias atuais, bem como minha formação acadêmica e ingresso ao exercício no magistério. Relatando as experiências adquiridas ao longo destes anos, considerando que os fatos apresentados, tratam de lembranças deste trajeto percorrido e as principais colaborações para o meu desenvolvimento pessoal. O presente trabalho está dividido em três capítulos, o capítulo I relata meus primeiros passos de casa a escola, na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, como também o exercício no magistério e minhas escolhas profissionais. O capítulo II relata sobre o ingresso no PARFOR, as disciplinas estudadas, os módulos, ensinamentos, as dificuldades enfrentadas, a covid 19, as alegrias e conhecimentos construídos. Já no capítulo III, as reflexões sobre a prática docente e a gestão escolar, os estágios na educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e gestão da educação.
Abstract: This academic paper is a narrative that brings together relevant information about my educational and professional career, from my childhood to the present day, as well as my academic training and entry into teaching. It recounts the experiences acquired over the years, considering that the facts presented are memories of this journey and the main contributions to my personal development. This work is divided into three chapters. Chapter I reports on my first steps from home to school, in early childhood education, elementary school and secondary school, as well as the exercise in teaching and my professional choices. Chapter II reports on joining PARFOR, the subjects studied, the modules, teachings, the difficulties faced, the covid 19, the joys and knowledge built. Chapter III reflects on teaching practice and school management, internships in early childhood education, elementary school years and education management.
Keywords: Trajetória educacional
Memórias
Escola
Acadêmica
PARFOR
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parfor - Itamarati/AM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7562
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_KatiaLopes.pdf1,06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.