Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7565
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Memorial de formação: minha vida com a pedagogia |
metadata.dc.creator: | Moraes, Maria Auxiliadora da Silva de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Paes, Luciane Rocha |
metadata.dc.contributor.advisor2: | Tenório, Kleitson José Lima |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho discute a trajetória acadêmica, durante a caminhada no curso de Pedagogia, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM/PARFOR). Para além, será retratado sobre os desafios e dificuldades encontradas durante todo o percurso educacional, desde os primeiros anos escolares até o ingresso no ensino superior. Também, será relacionado à reflexão da prática nos estágios supervisionados com a nova realidade enquanto docente, destacando a sua importância e comprometimento com a educação. O primeiro capítulo trata da transição que envolveu a adaptação a um novo ambiente cultural e linguístico, mas também o desenvolvimento de novas relações sociais e o conhecimento do meu sistema educacional. O segundo capítulo aborda sobre como se deu minha trajetória na academia, desde ingresso no PARFOR, a formação e os conhecimentos adquiridos na universidade. O capitulo III salienta a importância e reflexões, desenvolvimento e habilidade durante os estágios I, II e III. Cheguei à conclusão de que sem diálogo dificilmente conseguirá conhecer os meios de superação de uma condição social e os limites que serão impostos pela sociedade em que vivemos. Palavras-chave: Formação de professores; Memória; Pedagogia; Estági |
Abstract: | This work discusses the academic trajectory, during the Pedagogy course, at the Faculty of Education of the Federal University of Amazonas (UFAM/PARFOR). Furthermore, the challenges and difficulties encountered throughout the educational journey will be portrayed, from the first years of school to entry into higher education. It will also be related to the reflection of practice in supervised internships with the new reality as a teacher, highlighting its importance and commitment to education. The first chapter deals with the transition that involved adapting to a new cultural and linguistic environment, but also the development of new social relationships and knowledge of my educational system. The second chapter discusses how my career in academia happened, from joining PARFOR, to the training and knowledge acquired at the university. Chapter III highlights the importance of reflections, development and skills during stages I, II and III. I concluded that without dialogue it would be difficult to understand the means of overcoming a social condition and the limits that will be imposed by the society in which we live. Keywords: Teacher training; Memory; Pedagogy; Internshi |
Keywords: | Formação de professores Teacher training Pedagogia Memória Estágio Memory Pedagogy Internship |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FACED - Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Parfor - Itamarati/AM |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7565 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_MariaAuxiliadoraMoraes | 549,44 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.