Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7571
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O ensino de Artes na Educação Infantil como manifestação cultural do povo Ticuna
metadata.dc.creator: Santana, Alfeu Mota
metadata.dc.contributor.advisor1: Nascimento, Greicy Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes, Suzan Barbosa
metadata.dc.contributor.referee2: Fermin, Alricélio da Silva
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de conclusão de curso surge a partir dos debates e realizações de ações vivenciadas no curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto de Natureza e Cultura (INC) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campus do Alto Solimões, quanto a temática voltada para educação indígena. A pesquisa busca demonstrar o quanto o ensino de artes na educação infantil contribui para a aproximação do sujeito com a sua cultura e abre uma discussão do quanto esta temática deveria ser incorporada no currículo das escolas indígenas relevando seu contexto sociocultural. O presente estudo buscou responder à seguinte pergunta orientadora: "de que forma o ensino de artes contribui para o fortalecimento da cultura ticuna em uma escola indígena?". Para isso, a pesquisa teve como objetivo geral explorar o ensino de artes na educação infantil como um dos meios para a apresentação e fortalecimento da cultura do povo ticuna na educação escolar indígena, seguido dos seguintes específicos: a) observar como a arte e a cultura se entrelaçam na execução da prática docente; b) compreender como os saberes ticunas se fazem presente no espaço escolar; e c) perceber como o ensino de artes contribui para o fortalecimento da identidade indígena. A metodologia utilizada pauta-se em uma abordagem qualitativa com uso da observação não participante realizada de forma direta. Os resultados apontados demonstram o quanto a arte ticuna, vivenciada nas relações que resistiram até hoje, pode fazer parte do ensino de artes como componente curricular da educação infantil, podendo ser utilizada desde na confecção de materiais para trabalhar desenhos e pinturas como no uso das músicas cantadas na língua materna e nos traços que eles, mesmo sendo crianças, sabem que carregam uma identidade indígena
Abstract: Nha’ã puracü í ngú’gü’ arü gú’ rü nhe’guma natchigagú ti’deagügu ni’í na’ngo’ü na nhuaã’cü tcha’naüü’ nawa nhema ngú’ í Licenciaturawa rü Pedagogiawa rü nhumatchi nawa ya’ itchitutuwa i Naturezawa i Cultura “Nacü’magüwa” (INC) ya Universidayiwa i Federalwa ya Amazonawa (UFAM) ya Ngúepataüwa rü norü natchigagü na nhua’ã’cü na’ nge’maü’ í ngú’gü í maĩyú’gü’arü. Rü ngē’ma nü’ü tchaánga’ú nhema tcha’wetchaü í nhema ngú’gü í natchicünaã’gü í buü’güca’ ngú i’ī rü nhua’ã’cüta na nü’na tcha’ngaícamaü í nhēmaǖ na na’cümaãcü yai’í rü nhe’guma na’gú ti’deagügu í nhema natchigagü na nhemaãcü ya’i’ĩca’ na wüí’gu na’tchocu’üca’ í nhema napane’ēwa i maĩyú’gü’arü ngúepataüwa na nhuaã’cü na’ínagüǖ’ca í nhema cuǖ’ma í nacü’magü. Nha’ã ngú’gü na’we ta’ã ya ucuēruũ na’tana’nhaüüca’ nhema nha’ǖ: na’nhua’ã’cü nhema ngú’ í natchicünaã’gü’arü na nhemaãcü ya’ũtchigüǖ’ca i nhema na’cü’magü í maĩyú’gü í ticunagü’arü ngúepataüwa?”. Rü ngema’ca, nü’ü tchaánga’ú í cuǖ’ma tcha’naweeí tcha’weí’ca natchicünaã’gü ngú’gü rü nhumatchi í buü’güca’ í ngú’ na nhuaã’cüta nhaǖ’wa na we’güǖ’ca rü ya’ũtchigüǖ’ca í nacü’magü í ticunagü í maĩyú’gü arü ngú’gü í ngúepataüwa, nawa’tama ü’cü’ǖ í ē’ĩcu’ú: a) rü nhema nacü’magü i natchicünaã’gü tcha’ngugü’ǖ rü nügü’wa ní’ngaígüca na ngú’eruũ nama’ã puracüǖ’ca; b) nhuaã’cü nü’ǖ tchawa’tchaü i nacü’magü ticunagü aru i’ī na nhema natchica’wa na nhēmaǖ i ngúepataüwa; c) nü’ü tchi’waã’tchi na nhuaã’cü nhema ngú’ i natchicüna’ãgü’arü ya’ũtchigüǖ’ca na nü’gü na’wegü’ǖ’ca’ í maĩyú’gü. Rü nhe’ma naca’ tchada’u na nhuaã’cü tcha’ngeē’tchií i nhema natchigagü í nhe’maǖ rü na tama nhema na’nhemaãcu na’üüca i nhema. Rü nhuaã’cü i’na’ ngu’útchii na’tchana’wei’ca’ í ticunagü’arü natchicünaã’gü, na nhuaã’cü nhema’tama na’nhemaguü’ca’ i nhúma, na nhema ngú’ na’nhema’tama na’nhemaǖca’ nawa i nhema napane’ēwa na’nhemaǖca i buũgü’arü ngú’gü, i buũgü’arü ngú’gü, rü na nhemaǖ’gü nori’tama na’nhema’cü’ǖca’ i nhemaǖ’gü na’nhuã’cü nama’ã í’puracũǖ i nhema natchipetagü rü tchau’etaru’ũgü rü nhumatchi i wiyae’gü i norü conüwatama i’ī, rü nhumatchi norü tcho’petütchiga’gü, rü nana’buei’tama i buü’gü, na nhemaãcü wüi’tama nacü’ma tcha’ngegü’ǖ’ca’ maĩyú’gü.
Keywords: Ensino de Artes
Educação Infantil
Cultura Ticuna
Identidade Indígena
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7571
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AlfeuSantana874,45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.