Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7572
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Um olhar para a prática acadêmica: observações sob o olhar de um acadêmico
metadata.dc.creator: Mota, Lucinéia Libâneo
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Márcio de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pessoa, Enicelmo Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Machado, José Ronaipe das Neves
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho aborda a trajetória de um sonho até a formação pedagógica de um professor, diante de muitas dificuldades, onde temos que ter o compromisso e a responsabilidade para ○ exercício do magistério. Para tanto, o mesmo encontra-se dividido em três capítulos, no primeiro narra as vivências do acadêmico desde sua entrada na escola, nas séries iniciais até ○ exercício do magistério, apresentando as dificuldades a serem superadas neste processo. No segundo capítulo mostraremos como ocorreu o ingresso ao ensino Superior, as dificuldades de conseguir cursar uma universidade, onde as dificuldades pareciam maiores que as possibilidades. No terceiro capítulo abordaremos como foi as experiencias dos estágios realizado no curso de Pedagogia, a partir da relação teoria e prática. Apresentando ○ pensamento reflexivo é uma das competências que precisa ser desenvolvida no atual e futuro profissional da educação, por meio de tantos obstáculos, onde somos obrigados a nos tornar forte para que consigamos assim, produzir nosso próprio conhecimento e transmitir com maior segurança a prática dos saberes (Bacich e Moran) Palavras-chave: Estágio; Prática; Aprender; Memórias
Abstract: This work addresses the trajectory from a dream to the pedagogical training of a teacher, faced with many difficulties, where we have to have the commitment and responsibility for teaching. To this end, it is divided into three chapters, the first of which narrates the academic's experiences since entering school, in the initial grades until teaching, presenting the difficulties to be overcome in this process. In the second chapter we will show how admission to higher education occurred, the difficulties of being able to attend university, where the difficulties seemed greater than the possibilities. In the third chapter we will discuss the experiences of the internships carried out in the Pedagogy course, based on the relationship between theory and practice. Introducing reflective thinking is one of the skills that needs to be developed in current and future education professionals, through so many obstacles, where we are forced to become strong so that we can produce our own knowledge and transmit with greater security the practice of knowledge. Key words: Internship; Practice; Learn; Memories
Keywords: Estágio
Prática
Aprender
Memória
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS BIOLOGICAS: BIOLOGIA GERAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parfor - Itamarati/AM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7572
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_LucineiaMota641,6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.