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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A formação de professores indígenas tikuna: constituição histórico-cultural, profissional e acadêmica em Pedagogia no PARFOR/BC/AM
metadata.dc.creator: Martins, Silvio Manoel
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Débora Regina Soares de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Braule, Gilvânia Plácido
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Lizandro Barboza da
metadata.dc.description.resumo: O trabalho final de Curso se configura como uma produção acadêmica que tem como objetivo apresentar uma descrição-analítica-reflexiva da formação de professor tikuna em sua constituição histórico-cultural, profissional e acadêmica dando ênfase nos estudos e práticas de estágios supervisionados realizados ao longo do curso de Pedagogia no PARFOR. A formação acadêmica se torna relevante ao professor considerando seus aspectos de historicidade sociocultural e necessidades de aprofundamento para o ensino e aprendizagem, no caso em especial da etnia indígena tikuna. Nessa direção, o curso de Pedagogia foi encaminhando estudos de aprofundamento teórico e reflexivo para a cultura dos povos locais e oportunizando a reimersão na comunidade e escola local com aportes teóricos como Santos (2006), Daniel Munduruku (2012), Ailton Krenak (2019) e outros. No memorial se expõe a trajetória do professor autor deste trabalho enquanto professor em formação com ressalva da cultura vivenciada e praticada desde a infância até a atualidade e aspectos das experiências profissionais e acadêmicas. Nas atividades práticas do foram desenvolvidas pesquisas durante os estágios de educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e gestão escolar, estas de cunho metodológico alinhada à pesquisa-ação por adentrarem no fenômeno estudado e provocando reflexões se configurando intervenções. Refletindo a trajetória e os conhecimentos produzidos se destaca que a educação escolar indígena tikuna valoriza a cultura e vem crescendo na melhoria dos aspectos pedagógicos e gestionários da escola, contudo precisa de mais formação contínua para o professor condutor do currículo escolar diferenciado.
Abstract: Noʾrü guʾ i nhaʾã ngu’ rü nanaweʾ i wüʾi noʾrü mugü i ngema i üʾǖ academikawa rü nüʾǖ na ngema i norü na nhuʾãcü na ütchaʾǖ rü na weʾǖ i wüʾi na nhuʾãcü na ngugüʾǖ na meʾǖ i deagü rü nhuãcü nagu rü inüʾǖ rü nügüna na uʾǖ ya nguẽʾtaeru ya tikuna nawa i norü mugü rü oregüwa rü nacümagüwagü nawa nüʾũ i cuaʾãü. Rü academikawa nüna na ãʾǖãcü ngema taʾãẽ nawa i ngema estayiu rü tüʾǖ nüʾǖ na cuaʾẽǖ na nhuãcü taya uʾẽǖ i nhaʾã yaguʾũ i nguʾgü i pedagoyiawa i PAFORWA naya nguʾũca i academika rü nhemaʾãcü aicuma tüʾǖ na ngutchaʾǖẽʾǖ i ngema nawa nhuacü nuã nüʾǖ na cuaʾǖ i nhema oregü i nhaʾã natucumügü arü nacümagü rü aicumaʾãcüma tümaca nana ngoʾẽǖ i nawa i ngema nguʾgü i nüʾǖ i cuaʾǖ rü ngemaetüwa rü i aicumae ya maiyugü a tikuna. Rü norü weʾwa i nhema nguʾgü i pedagoyia rü meüma i nhema nama i nagu ti ũʾũ niʾi i nawa i nhema nguʾgü na nhuacü mea naca i nguʾũ rü inügü tüna na ãʾǖ rü naca i nacüma i duüügü i natchica tüna na ãʾǖ rü na nguũpuaẽʾǖ rü nhema na nhuacü na üpetüẽẽǖ ya iane rü nguepataʾǖ rü natchica namaʾã i inü rü nguʾẽẽtae namaa ta ya Tchãtu (2006), ga Baniwa (2015) togüegü rü ta ngema na nüʾna ta cuaʾãtchiʾi na nhguacü naüʾǖ ngema nama tümaca ya ngueruʾǖ i norü yora i nhaã puracü nhuʾguãcü ya ngueruʾũ rü tümaʾãrü cuaʾwa na tanguʾǖãcüma rü nüʾǖ ta üʾǖ norima ta buʾgu rü nhuʾmata nhaʾã nguneʾǖwa namaʾã i nhema cuaʾgü i nawa ta puracüʾǖ rü nawa i academiku rü nawa ta inagütanüʾǖ namaʾã i nhema puracü, nhuʾmata estayiuwa yigüʾẽẽ nawa i cuaʾǖ ya buatagü rü norü taunecü ya nawa ügüne i ngema ngueʾẽtae i fũdametau rü gestãu ya nguepataü arü toʾye rü nawa tüʾǖ i ngugüʾǖ rü nawa na ãcunü i nhema puracü i üʾǖ rü nhuãcü nagu i ücuʾǖ nawa ngema marü na ngupetüʾǖ i ngema nguʾgü na nhuacü yigü i nawa i üʾaǖ rü nüʾǖ i cuaʾǖ na nhemaũ rü nhuacü ya nguʾũ. Rü ngia mea nagutarü inü% rü nhuãcü nagu curü inüʾǖ inhema curü nama i cuaʾgü nanaügüʾǖ rü na weʾǖ na nhuãcü ya nguepataʾǖwa nüʾǖ na cuaʾǖ ya maiyugüarü i tikunagü na porá rü nacümagü na nhuacü nhema nena ũʾǖ rü nayatchigüʾǖ nawa na meʾǖca i taʾǖ i aicumaü itorü meʾ i pedagoyica rü nhuãcü na puracüʾǖ a gestur ya wüʾi nguepataǖwa guʾũguma rü na nawaʾe i nhaʾã arü yeʾera i inügü nawena tümaca ya ngueruʾũ rü namaʾa ya ngeʾe i tomaʾacü ya nacümagü.
Keywords: Formação de professor
Indígena tikuna
Escola indígena
Estágio supervisionado
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parfor -Benjamin Constant
Citation: MARTINS, Silvio Manoel. A formação de professores indígenas tikuna: constituição histórico-cultural, profissional e acadêmica em Pedagogia no PARFOR/ BC/AM. 2024. 143 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Benjamin Constant, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7584
metadata.dc.subject.controlado: .
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