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dc.contributor.advisor1Oliveira, Débora Regina Soares de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2079934040108331pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Braule, Gilvânia Plácido-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3859604806497058pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Lizandro Barboza da-
dc.creatorMartins, Silvio Manoel-
dc.date.accessioned2024-08-21T13:54:29Z-
dc.date.available2024-08-21T13:54:29Z-
dc.identifier.citationMARTINS, Silvio Manoel. A formação de professores indígenas tikuna: constituição histórico-cultural, profissional e acadêmica em Pedagogia no PARFOR/ BC/AM. 2024. 143 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Benjamin Constant, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7584-
dc.description.abstractNoʾrü guʾ i nhaʾã ngu’ rü nanaweʾ i wüʾi noʾrü mugü i ngema i üʾǖ academikawa rü nüʾǖ na ngema i norü na nhuʾãcü na ütchaʾǖ rü na weʾǖ i wüʾi na nhuʾãcü na ngugüʾǖ na meʾǖ i deagü rü nhuãcü nagu rü inüʾǖ rü nügüna na uʾǖ ya nguẽʾtaeru ya tikuna nawa i norü mugü rü oregüwa rü nacümagüwagü nawa nüʾũ i cuaʾãü. Rü academikawa nüna na ãʾǖãcü ngema taʾãẽ nawa i ngema estayiu rü tüʾǖ nüʾǖ na cuaʾẽǖ na nhuãcü taya uʾẽǖ i nhaʾã yaguʾũ i nguʾgü i pedagoyiawa i PAFORWA naya nguʾũca i academika rü nhemaʾãcü aicuma tüʾǖ na ngutchaʾǖẽʾǖ i ngema nawa nhuacü nuã nüʾǖ na cuaʾǖ i nhema oregü i nhaʾã natucumügü arü nacümagü rü aicumaʾãcüma tümaca nana ngoʾẽǖ i nawa i ngema nguʾgü i nüʾǖ i cuaʾǖ rü ngemaetüwa rü i aicumae ya maiyugü a tikuna. Rü norü weʾwa i nhema nguʾgü i pedagoyia rü meüma i nhema nama i nagu ti ũʾũ niʾi i nawa i nhema nguʾgü na nhuacü mea naca i nguʾũ rü inügü tüna na ãʾǖ rü naca i nacüma i duüügü i natchica tüna na ãʾǖ rü na nguũpuaẽʾǖ rü nhema na nhuacü na üpetüẽẽǖ ya iane rü nguepataʾǖ rü natchica namaʾã i inü rü nguʾẽẽtae namaa ta ya Tchãtu (2006), ga Baniwa (2015) togüegü rü ta ngema na nüʾna ta cuaʾãtchiʾi na nhguacü naüʾǖ ngema nama tümaca ya ngueruʾǖ i norü yora i nhaã puracü nhuʾguãcü ya ngueruʾũ rü tümaʾãrü cuaʾwa na tanguʾǖãcüma rü nüʾǖ ta üʾǖ norima ta buʾgu rü nhuʾmata nhaʾã nguneʾǖwa namaʾã i nhema cuaʾgü i nawa ta puracüʾǖ rü nawa i academiku rü nawa ta inagütanüʾǖ namaʾã i nhema puracü, nhuʾmata estayiuwa yigüʾẽẽ nawa i cuaʾǖ ya buatagü rü norü taunecü ya nawa ügüne i ngema ngueʾẽtae i fũdametau rü gestãu ya nguepataü arü toʾye rü nawa tüʾǖ i ngugüʾǖ rü nawa na ãcunü i nhema puracü i üʾǖ rü nhuãcü nagu i ücuʾǖ nawa ngema marü na ngupetüʾǖ i ngema nguʾgü na nhuacü yigü i nawa i üʾaǖ rü nüʾǖ i cuaʾǖ na nhemaũ rü nhuacü ya nguʾũ. Rü ngia mea nagutarü inü% rü nhuãcü nagu curü inüʾǖ inhema curü nama i cuaʾgü nanaügüʾǖ rü na weʾǖ na nhuãcü ya nguepataʾǖwa nüʾǖ na cuaʾǖ ya maiyugüarü i tikunagü na porá rü nacümagü na nhuacü nhema nena ũʾǖ rü nayatchigüʾǖ nawa na meʾǖca i taʾǖ i aicumaü itorü meʾ i pedagoyica rü nhuãcü na puracüʾǖ a gestur ya wüʾi nguepataǖwa guʾũguma rü na nawaʾe i nhaʾã arü yeʾera i inügü nawena tümaca ya ngueruʾũ rü namaʾa ya ngeʾe i tomaʾacü ya nacümagü.pt_BR
dc.description.resumoO trabalho final de Curso se configura como uma produção acadêmica que tem como objetivo apresentar uma descrição-analítica-reflexiva da formação de professor tikuna em sua constituição histórico-cultural, profissional e acadêmica dando ênfase nos estudos e práticas de estágios supervisionados realizados ao longo do curso de Pedagogia no PARFOR. A formação acadêmica se torna relevante ao professor considerando seus aspectos de historicidade sociocultural e necessidades de aprofundamento para o ensino e aprendizagem, no caso em especial da etnia indígena tikuna. Nessa direção, o curso de Pedagogia foi encaminhando estudos de aprofundamento teórico e reflexivo para a cultura dos povos locais e oportunizando a reimersão na comunidade e escola local com aportes teóricos como Santos (2006), Daniel Munduruku (2012), Ailton Krenak (2019) e outros. No memorial se expõe a trajetória do professor autor deste trabalho enquanto professor em formação com ressalva da cultura vivenciada e praticada desde a infância até a atualidade e aspectos das experiências profissionais e acadêmicas. Nas atividades práticas do foram desenvolvidas pesquisas durante os estágios de educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e gestão escolar, estas de cunho metodológico alinhada à pesquisa-ação por adentrarem no fenômeno estudado e provocando reflexões se configurando intervenções. Refletindo a trajetória e os conhecimentos produzidos se destaca que a educação escolar indígena tikuna valoriza a cultura e vem crescendo na melhoria dos aspectos pedagógicos e gestionários da escola, contudo precisa de mais formação contínua para o professor condutor do currículo escolar diferenciado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACED - Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectFormação de professorpt_BR
dc.subjectIndígena tikunapt_BR
dc.subjectEscola indígenapt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOpt_BR
dc.titleA formação de professores indígenas tikuna: constituição histórico-cultural, profissional e acadêmica em Pedagogia no PARFOR/BC/AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2024-07-17-
dc.publisher.localpubBenjamin Constant (AM)pt_BR
dc.subject.controlado.pt_BR
dc.subject.controlado.pt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.coursePedagogia - Licenciatura - Parfor -Benjamin Constantpt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

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