Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7590
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Minha trajetória escolar: os desafios e caminhos percorridos até o ensino superior
metadata.dc.creator: Lopes, Joelma Minervino
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Márcio de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pessoa, Enicelmo Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Machado, José Ronaipe das Neves
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho constitui uma narrativa autobiográfica da minha trajetória acadêmica no curso de Pedagogia Parfor da Universidade Federal do Amazonas UFAM, dando ênfase aos principais aprendizados, desafios e conquistas ao longo desse percurso uma pesquisa de cunho pessoal onde deu-se levantamentos de minha trajetória, divido em capítulos que mostram cada etapa, no primeiro capítulo apresenta como foi a minha trajetória desde a Educação Infantil, Fundamental, passando pelo Ensino Médio e meu ingresso no magistério. No segundo capítulo aborda como foi minha entrada no PARFOR, as experiencias de uma Acadêmica e no terceiro capítulo relatando as experiências dos estágios adquiridas ao longo destes anos, os desafios enfrentados, as descobertas realizadas e as transformações vivenciadas que foram analisadas sob olhar da formação pedagógica humanizada uma vez que os fatos apresentados tratam de lembranças deste trajeto percorrido e as principais colaborações para o meu desenvolvimento pessoal. Por fim as minhas considerações finais seguida das referências que embasaram este trabalho, que tem como propósito principal apresentar as aprendizagens no Ensino Superior, e ainda trazer uma trajetória educacional pessoal, onde são visualizados como resultado a percepção dos métodos de ensino e conclui-se seu caráter positivo e negativo na vida do docente cursista. Palavras-chave: Educação; Memórias; Escola; Conhecimento
Abstract: This work constitutes an autobiographical narrative of my academic trajectory in the PARFOR Pedagogy course at the Federal University of Amazonas - UFAM, emphasizing the main learnings, challenges and achievements throughout this journey, a personal research that surveyed my trajectory , I divide it into chapters that show each stage, in the first chapter it presents how my trajectory was from Early Childhood Education, Elementary Education, through High School and my entry into teaching. In the second chapter it discusses how I joined PARFOR, the experiences of an Academic and in the third chapter reporting the internship experiences acquired over these years, the challenges faced, the discoveries made and the transformations experienced that were analyzed from the perspective of pedagogical training humanized since the facts presented deal with memories of this journey taken and the main contributions to my personal development. Finally, my final considerations followed by the references that supported this work, whose main purpose is to present learning in Higher Education, and also to bring a personal educational trajectory, where the perception of teaching methods is visualized as a result and concludes its positive and negative character in the life of the course teacher. Keywords: Education; Memoirs; School; Knowledge
Keywords: Educação
Conhecimento
Memórias
Escola
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parfor - Itamarati/AM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7590
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_JoelmaLopes283,35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.