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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7605
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Práticas alfabetizantes na Pré-Escola: Impactos e implicações na aprendizagem |
metadata.dc.creator: | Bezerra, Júlia Marques |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Coelho, Maria Auxiliadora dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Nascimento, Greicy Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Josenildo Santos de |
metadata.dc.description.resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apresentado de forma monográfica, é requisito obrigatório para a obtenção do diploma no Curso de Pedagogia, pelo qual visa compartilhar os resultados da pesquisa realizada em uma Escola Pública de Educação Infantil no Município de Atalaia do Norte-Amazonas, focando no âmbito da alfabetização. Neste estudo, como objetivo geral, nos propomos a compreender os impactos das práticas alfabetizantes no processo de aprendizagem das crianças na pré-escola, compreendendo as implicações destas práticas em uma turma de Pré-II. Especificamente buscamos: Investigar as percepções dos professores a respeito do Processo de Integração da Alfabetização na Pré-Escola; Analisar as abordagens metodológicas utilizadas pelos educadores para promover aprendizagem na Pré-Escola; explorar os efeitos das abordagens metodológicas na Pré-Escola no nível de aprendizagem das Crianças. Para a construção da base teórica do trabalho e para a análise dos dados, são utilizados autores e legislações de relevância significativa, tais como: Amarante (2019), Andrade (2011), Bacelar (2009), Borges (2014), Castellanos (2022), Craidy E Kaercher (2001), Diniz (2019), Freire (1989), Ferreiro (2001), Kishimoto (2017), Kishimoto (1981), Lima (2010), Mello (2005), Prudêncio (2012), Santos (2010), Sasso (2020), Silva (2021), Silva (2021), Soares (2016), Soares (2020), BNCC (2006), CF (1988), DCNEI (2010), LDBEN (1996), RCNEI (1998), além desses, outros autores e legislações foram fundamentais para esta pesquisa. A mesma configurou-se como uma pesquisa de campo, com revisão bibliográfica e com uma abordagem qualitativa, utilizando a observação e questionários como instrumento de coleta de dados. Deste modo, a pesquisa teve como resultado uma contradição entre a teoria e a prática com relação às práticas alfabetizantes, pois a professora reconhecia as consequências dessa aceleração e durante suas atividades percebia-se uma pressa para que as crianças aprendessem apresentando muitas informações e atividades impressas para as crianças em apenas uma semana. Diante disso, conclui-se que as práticas alfabetizantes precoces na pré-escola, conforme observadas neste estudo em Atalaia do Norte – AM, frequentemente desconsideram as necessidades reais das crianças pequenas, refletindo uma desconexão entre teoria e prática. Assim, é crucial reavaliar e ajustar as abordagens pedagógicas, assegurando que estejam alinhadas com os princípios do desenvolvimento infantil e respeitem o tempo individual de cada criança para construir uma base sólida de aprendizagem ao longo da educação infantil. |
Abstract: | Este Trabajo de Conclusión de Curso (TCC), presentado en formato monográfico, es un requisito obligatorio para la obtención del diploma en el Curso de Pedagogía, con el objetivo de compartir los resultados de la investigación realizada en una Escuela Pública de Educación Infantil en el Municipio de Atalaia do Norte-Amazonas, enfocándose en el ámbito de la alfabetización. En este estudio, como objetivo general, nos proponemos comprender los impactos de las prácticas alfabetizadoras en el proceso de aprendizaje de los niños en la preescola, comprendiendo las implicaciones de estas prácticas en una clase de Pre-II. Específicamente buscamos: Investigar las percepciones de los profesores sobre el Proceso de Integración de la Alfabetización en la Preescola; Analizar los enfoques metodológicos utilizados por los educadores para promover el aprendizaje en la Preescola; Explorar los efectos de los enfoques metodológicos en la Preescola en el nivel de aprendizaje de los niños. Para la construcción de la base teórica del trabajo y para el análisis de los datos, se utilizan autores y legislaciones de relevancia significativa, tales como: Amarante (2019), Andrade (2011), Bacelar (2009), Borges (2014), Castellanos (2022), Craidy y Kaercher (2001), Diniz (2019), Freire (1989), Ferreiro (2001), Kishimoto (2017), Kishimoto (1981), Lima (2010), Mello (2005), Prudêncio (2012), Santos (2010), Sasso (2020), Silva (2021), Silva (2021), Soares (2016), Soares (2020), BNCC (2006), CF (1988), DCNEI (2010), LDBEN (1996), RCNEI (1998). Además de estos, otros autores y legislaciones fueron fundamentales para esta investigación. La investigación se configuró como una investigación de campo, con revisión bibliográfica y con un enfoque cualitativo, utilizando la observación y cuestionarios como instrumentos de recolección de datos. De este modo, la investigación resultó en una contradicción entre la teoría y la práctica con respecto a las prácticas alfabetizadoras, ya que la profesora reconocía las consecuencias de esta aceleración y durante sus actividades se percibía una prisa para que los niños aprendieran, presentando mucha información y actividades impresas a los niños en solo una semana. Ante esto, se concluye que las prácticas alfabetizadoras precoces en la preescola, según se observó en este estudio en Atalaia do Norte – AM, frecuentemente desconsideran las necesidades reales de los niños pequeños, reflejando una desconexión entre teoría y práctica. Así, es crucial reevaluar y ajustar los enfoques pedagógicos, asegurando que estén alineados con los principios del desarrollo infantil y respeten el tiempo individual de cada niño para construir una base sólida de aprendizaje a lo largo de la educación infantil. |
Keywords: | Educação infantil Práticas alfabetizantes Alfabetização precoce Ensino aprendizagem Impactos |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7605 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
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TCC_JuliaBezerra | 2,19 MB | Adobe PDF | View/Open |
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