Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7610
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Diagnósticos tardios de TDAH e/ou TEA em mulheres: o impacto dos atravessamentos de gênero
metadata.dc.creator: Rocha, Kelly Lara Santos da
metadata.dc.contributor.advisor1: Passos, Robert Filipe dos
metadata.dc.contributor.referee1: Guimarães, Eliza dos Amaral Ferreira
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Adria de Lima
metadata.dc.description.resumo: Estudos mostram que mulheres que recebem diagnósticos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e/ou Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), são geralmente diagnosticadas tardiamente. Isso deve-se a fatores diferenciais de avaliação neuropsicológica e aspectos socioculturais, tais como os estereótipos de gênero. Esta pesquisa teve como objetivo compreender o impacto dos atravessamentos de gênero nas vivências de mulheres que receberam diagnósticos tardios de TDAH e/ou TEA. A metodologia da pesquisa teve caráter qualitativo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 4 mulheres que receberam diagnósticos tardios de TDAH e/ou TEA. A partir das entrevistas realizadas, é possível reconhecer que a demora em receber o diagnóstico possui relação com fatores geracionais, classe social de inserção destas mulheres, e aspectos de gênero, considerando especialmente o uso da camuflagem para adaptar-se aos papéis sociais destinados às mulheres em uma sociedade patriarcal. Ao final deste trabalho, conclui-se ser necessária a ampliação de pesquisas acerca da temática para oferecer a essas mulheres o cuidado e atenção necessários.
Abstract: Studies show that women who receive diagnoses of Autism Spectrum Disorder (ASD) and/or Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) are generally diagnosed later than men. This is due to differential factors in neuropsychological assessment and sociocultural aspects, such as gender stereotypes. This research aimed to understand the impact of gender intersections on the experiences of women who received late diagnoses of ADHD and/or ASD. The research methodology was qualitative. Semi-structured interviews were conducted with 4 women who received late diagnoses of ADHD and/or ASD. From the interviews, it is possible to recognize that the delay in receiving a diagnosis is related to generational factors, the social class of these women, and gender aspects, particularly considering the use of masking to adapt to socially prescribed roles for women in a patriarchal society. The conclusion of this work is that there is a need for expanded research on this topic to provide these women with the necessary care and attention.
Keywords: TEA
TDAH
Gênero
Camuflagem
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA SOCIAL: PAPEIS E ESTRUTURAS SOCIAIS INDIVIDUO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FAPSI - Faculdade de Psicologia
metadata.dc.publisher.course: Psicologia – Formação de Psicólogo - Bacharelado - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7610
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_KellyRocha.pdf1,87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.