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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7612
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | As brincadeiras como ferramenta de aprendizagem e desenvolvimento das crianças na educação infantil |
metadata.dc.creator: | Souza, Jessé Cezário de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Coelho, Maria Auxiliadora dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Andréia Francisca de Assis de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Luzanira Hilário da |
metadata.dc.description.resumo: | A temática deste presente Trabalho de Conclusão de Curso se intitula “As brincadeiras como ferramenta de aprendizagem e desenvolvimento das crianças: os desafios e as possibilidades educativas em uma escola do município de Benjamin Constant” com intuito de investigar como a prática-pedagógica de uma professora de educação infantil contribui para o desenvolvimento pleno de crianças do grupo etário de número 3 (três) através das brincadeiras. Temos como objetivo geral analisar os tempos/espaços do brincar na prática pedagógica de uma professora, compreendendo a importância para a aprendizagem e desenvolvimento infantil numa escola de Educação Infantil do Município de Benjamim Constant – AM. O processo de coleta de dados se deu através do Estágio Supervisionado na Educação Infantil. Foi tirado proveito desse momento único que tal disciplina nos possibilitou para vivenciarmos situações reais de aprendizagem e desenvolvimento em tempo e espaço educativo em um contexto marcado pela diversidade cultural, social e identitária física, cognitiva, afetiva dos educandos, amantes do brincar. Para a realização deste trabalho contamos com a contribuição de: Moura (2021), Corassari et al. (2018), Venâncio; Rocha; Condé (2021), Severo (2020), Corassari (2018), Real; Santos; Weber (2019) e Weisber et al. (2017), Santos (2017), Nunes; Alves; Coelho (2016) e Amorim (2020). Além de Piaget e Vygotsky. O método lançado mão para a produção deste trabalho é o qualitativo por compreendermos que para absolvermos a realidade em toda sua tua complexidade não basta quantificar fenômenos e fatos nela existente. Para a coleta foi utilizado a observação participante. Entretanto, para a compreensão e aprofundamento da temática bem como para fundamentar as discussões foi lançado mão da pesquisa bibliográfica. Contamos com a concepção de criança abordado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990 (ECA) e pelas as Diretrizes Curriculares Nacional para a Educação Infantil de 2009 (DCNEI). Também com a Constituição Federal de 1988 e com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, lei nº 9.394 de 1996, que efetivaram direitos educacionais às crianças que antes eram excluídas do processo educacional. Como resultado do trabalho percebeu-se a disponibilidade de tempo e espaços para o brincar na instituição pesquisada, ainda que de forma dirigida. Além disso, o brincar é planejado conforme os campos de experiências da BNCC, as necessidades de aprendizagens e desenvolvimento das crianças bem como os tempos e espaços disponíveis. No entanto, para que o brincar exercesse o seu protagonismo na prática pedagógica da professora, os espaços e o tempo disponíveis se mostraram insuficientes. Além disso, cobranças externas também limitaram práticas lúdicas da professora. No mais conclui-se que o brincar é essencial para o desenvolvimento das crianças e é necessário tempo, espaços e brinquedos adequados para que esse brincar seja efetivado como eixo da prática pedagógica da professora e como atividade principal das crianças em período escolar. |
Abstract: | El tema de este Trabajo de Finalización de Curso se titula “El juego como herramienta de aprendizaje y desarrollo de los niños: los desafíos y posibilidades educativas en una escuela del municipio de Benjamin Constant” con el objetivo de investigar cómo funciona la práctica pedagógica de un docente de educación infantil, contribuye al pleno desarrollo de los niños del grupo de edad número 3 (tres) a través del juego. Nuestro objetivo general es analizar los tiempos/espacios del juego en la práctica pedagógica de un docente, comprendiendo la importancia para el aprendizaje y desarrollo de los niños en una escuela de Educación Infantil del Municipio de Benjamim Constant – AM. El proceso de recolección de datos se realizó a través de la Práctica Supervisada en Educación Infantil. Aprovechamos este momento único en el que esta disciplina nos permitió vivir situaciones reales de aprendizaje y desarrollo en el tiempo y espacio educativo en un contexto marcado por la diversidad identitaria cultural, social y física, cognitiva y afectiva de los estudiantes, amantes del juego. Para la realización de este trabajo contamos con los aportes de: Moura (2021), Corassari et al. (2018), Venâncio; Roca; Condé (2021), Severo (2020), Corassari (2018), Real; Santos; Weber (2019) y Weisber et al. (2017), Santos (2017), Nunes; Álves; Coelho (2016) y Amorim (2020). Además de Piaget y Vygotsky. El método utilizado para producir este trabajo es cualitativo porque entendemos que para absolver la realidad en toda su complejidad no basta con cuantificar los fenómenos y hechos que existen en ella. Para la recolección se utilizó la observación participante. Sin embargo, para comprender y profundizar el tema, así como para sustentar las discusiones, se utilizó la investigación bibliográfica. Nos basamos en la concepción de niño amparada por el Estatuto del Niño y del Adolescente (ECA) de 1990 y los Lineamientos Curriculares Nacionales para la Educación Infantil (DCNEI) de 2009. También con la Constitución Federal de 1988 y la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional, ley nº 9.394 de 1996, que otorgó derechos educativos a niños que anteriormente estaban excluidos del proceso educativo. Como resultado del trabajo, se constató la disponibilidad de tiempos y espacios para el juego en la institución investigada, aunque de forma dirigida. Además, el juego se planifica de acuerdo con los campos de experiencia del BNCC, las necesidades de aprendizaje y desarrollo de los niños, así como los tiempos y espacios disponibles. Sin embargo, para jugar un papel protagónico en la práctica pedagógica del docente, los espacios y el tiempo disponibles resultaron insuficientes. Además, las demandas externas también limitaron las prácticas lúdicas del docente. Además, se concluye que el juego es fundamental para el desarrollo de los niños y son necesarios tiempos, espacios y juguetes adecuados para que este juego sea efectivo como eje de la práctica pedagógica del docente y como actividad principal de los niños durante la escuela. |
Keywords: | Infância Desenvolvimento Pleno Educação Infantil Brincar Prática Pedagógica |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant |
Citation: | SOUZA, Jessé Cezário de. As Brincadeiras como ferramenta de aprendizagem e desenvolvimento das crianças: os desafios e as possibilidades educativas em uma escola do município de Benjamin Constant. 2024. 161f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Amazonas, Benjamin Constant - AM, 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7612 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
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TCC_JesseSouza | 2,02 MB | Adobe PDF | View/Open |
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