Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7613
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Cuidar e educar na educação infantil: um olhar sobre as práticas pedagógicas de professoras do Pré I e Pré II
metadata.dc.creator: Facundo, Karoline Penha
metadata.dc.contributor.advisor1: Coelho, Maria Auxiliadora dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Greicy Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Andréia Francisca de Assis de
metadata.dc.description.resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tematiza sobre as práticas de cuidar e educar na educação infantil em uma instituição pública de educação infantil. É resultante das experiências durante a observação e participação ativa no estágio supervisionado na educação infantil e das vivências com as crianças no Programa Residência Pedagógica. Este trabalho tem como objetivo geral compreender o cuidar e o educar na educação infantil mediado pelo papel da professora, considerando as práticas pedagógicas que envolvem o cotidiano das crianças de Pré I e Pré II na instituição Escola Municipal Professora Margarete Rabelo Coelho, do município de Benjamin Constant-AM, e os objetivos específicos foram: Identificar o processo de educar e cuidar na aquisição da aprendizagem das crianças na rotina escolar; descrever as práticas pedagógicas dos professores de educação infantil, considerando o desenvolvimento integral das crianças; conhecer as potencialidades e dificuldades das crianças nas atividades cotidianas desenvolvidas pela professora. Para melhor compreensão deste trabalho tem-se como fundamentação teórica autores que contribuíram para essa pesquisa: Freire (1996), Aries (1986), Vygotsky (1995), Barbosa (2008), Staccioli (2013), Maranhão (2010), Oliveira (2002), dentre outros, além dos dispositivos legais, tais como: Constituição Federal (1998), Estatuto da Criança e do adolescente (1990), Base Nacional Comum Curricular (2017), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), Diretrizes Curriculares Para a Educação Infantil (2009), que são documentos legais e norteadores que contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa, que asseguram o educar e o cuidar como indissociáveis, e que respaldam os direitos das criança e da infância. A pesquisa partiu da abordagem qualitativa, de caráter exploratório, do tipo de campo, usando como técnicas e instrumentos de coletas de dados da pesquisa a observação, a participação ativa, material fotográfico e o questionário de perguntas abertas aplicados para as professoras participantes, tendo como de pesquisa uma instituição escolar de Benjamin Constant-AM. Esta pesquisa indica que o ato de cuidar e educar na escola campo de pesquisa acontece no cotidiano do fazer pedagógico das professoras na rotina escolar. Notou-se que as professoras precisam ter um olhar amoroso e atencioso com ênfase no ato de cuidar e educar, sendo uma contribuição fundamental para a formação de conhecimentos das crianças, juntamente com apoio da família e de todos os envolvidos nesse processo educativo, pois muitas das vezes o trabalho é direcionado mais ao desenvolvimento intelectual em detrimento do desenvolvimento integral da criança. Percebe-se ainda que é preciso as instituições deem condições de trabalho ao professor no que diz respeito aos materiais pedagógicos e materiais de higiene para o cuidado e atenção com as crianças. Logo, os professores e instituições que atendem crianças pequenas devem considerar a indissociabilidade do cuidar e educar nesta etapa de ensino como elemento primordial das práticas pedagógicas.
Abstract: Este Trabajo de Finalización de Curso se centra en las prácticas de educación y cuidado en la educación infantil en una institución pública de educación infantil. Es resultado de experiencias durante la observácion e participación activa en la pasantía supervisada en educación infantil y experiencias con niños del Programa de Residencia Pedagógica. Este trabajo tiene como objetivo general comprender la educación y el cuidado en la educación infantil mediados por el rol del docente, considerando las prácticas pedagógicas que involucran el cotidiano de los niños de Pre I y Pre II de la institución Escola Municipal Profesora Margarete Rabelo Coelho, en del municipio de Benjamín Constant-AM, y los objetivos específicos fueron: Identificar el proceso de educar y cuidar la adquisición de aprendizajes de los niños en la rutina escolar; describir las prácticas pedagógicas de los docentes de educación infantil, considerando el desarrollo integral de los niños; Conocer las potencialidades y dificultades de los niños en las actividades diarias que realiza el docente. Para una mejor comprensión de este trabajo, la base teórica son los autores que contribuyeron a esta investigación: Freire (1996), Aries (1986), Vygotsky (1995), Barbosa (2008), Staccioli (2013), Maranhão (2010), Oliveira. (2002), entre otras, además de disposiciones legales, tales como: Constitución Federal (1998), Estatuto de la Niñez y la Adolescencia (1990), Base Curricular Común Nacional (2017), Ley de Lineamientos y Bases de la Educación Nacional (1996) , Referencia Curricular Nacional para la Educación Infantil (1998), Lineamientos Curriculares para la Educación Infantil (2009), que son documentos legales y orientadores que contribuyeron al desarrollo de investigaciones, que aseguran que educar y cuidar son inseparables, y que sustentan los derechos de los niños y la niñez. La investigación partió de un enfoque cualitativo, de carácter exploratorio, de tipo campo, utilizando como técnicas e instrumentos de investigación la observación participante, material fotográfico y el cuestionario de preguntas abiertas aplicado a los docentes participantes, utilizando como investigación una institución escolar de Benjamín. AM constante. Esta investigación indica que el acto de educar y cuidar en la escuela ocurre en el trabajo pedagógico cotidiano de los docentes en la rutina escolar. Se señaló que los docentes necesitan tener una mirada amorosa y atenta con énfasis en el acto de educar y cuidar, siendo un aporte fundamental para la formación de sus conocimientos, junto con el apoyo de la familia y de todos los involucrados en este proceso educativo, así como En muchas ocasiones el trabajo se dirige más al desarrollo intelectual en detrimento del desarrollo integral del niño. También es claro que las instituciones deben brindar a los docentes condiciones laborales en cuanto a material didáctico y material de higiene para el cuidado y atención de los niños. Por lo tanto, los docentes y las instituciones que atienden a niños pequeños deben considerar la inseparabilidad de educar y cuidar en esta etapa de la enseñanza como elemento primordial de las prácticas pedagógicas.
Keywords: Criança
Niño
Cuidar
Práticas Pedagógicas
Professora
Educar
Importar
Prácticas pedagógicas
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant
Citation: FACUNDO, Karoline Penha. Cuidar e educar na educação infantil: um olhar sobre as práticas pedagógicas de professoras do pré I e pré II. 2024. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Benjamin Constant (AM), 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7613
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_KarolineFacundo1,66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.