Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7614
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: As dificuldades e desafios da educação ribeirinha: uma história de superação
metadata.dc.creator: Torres, Maria da Conceição Campelo da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Márcio de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pessoa, Enicelmo Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Machado, José Ronaipe das Neves
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho aborda as dificuldades enfrentadas na educação em regiões ribeirinhas, destacando os desafios únicos que os educadores e alunos enfrentam nesse contexto. Encontra-se divididos em três capítulos que explora em cada um deles um contexto diferente, no primeiro traz lembranças de como ocorreu minhas primeiras leituras dentro da escola, narra um pouco do memorial que foi construído ao longo do curso de Pedagogia. Este também narra como foi meu ingresso no magistério, carreira esta que abracei e continuo exercendo com responsabilidade e amor. No segundo capítulo aborda como ocorreu a minha entrado no Ensino Superior, superando as dificuldades nesse processo e as aventuras vivenciadas no decorrer desses anos de curso e no terceiro capítulo apresenta as experiencias vivenciadas nos estágios que foram realizados tanto nas salas de aulas quanto na gestão escolar. Por último trago as minhas considerações finais de como foi enriquecedora essa e aventura do conhecimento, como também as referências de autores que utilizamos no corpo deste trabalho acadêmico.
Abstract: This work addresses the difficulties faced in education in riverside regions, highlighting the unique challenges that educators and students face in this context. It is divided into three chapters that each explore a different context. In the first, it brings memories of how my first readings took place at school and tells a little about the memorial that was built throughout the Pedagogy course. This also tells how I entered teaching, a career that I embraced and continue to pursue with responsibility and love. In the second chapter it discusses how I entered Higher Education, overcoming the difficulties in this process and the adventures experienced during these years of course and in the third chapter it presents the experiences lived in the internships that were carried out both in the classroom and in school management. Finally, I bring my final considerations on how enriching this adventure of knowledge was, as well as the references from authors that we used in the body of this academic work.
Keywords: Gratidão
Formação docente
Dificuldades
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parfor - Itamarati/AM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7614
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_MariaTorres.pdf539,75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.