Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7616
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Uso de drogas na escola - revisão literatura
metadata.dc.creator: Lauriano, Ismael Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Daniel Cerdeira de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Villiam Cruz da
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Greicy Oliveira
metadata.dc.description.resumo: Esta monografia aborda o uso de substâncias psicoativas no contexto escolar. O uso de substâncias é um fenômeno bastante antigo na história e constitui um grave problema de saúde pública na atualidade, com sérias consequências pessoais e sociais no futuro dos adolescentes e de toda a sociedade. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar na literatura publicada no formato de artigos científicos publicados em língua portuguesa, entre 2017-2023 sobre o uso de drogas na escola. Para isso, foram identificados os fatores associados ao uso de drogas na escola e foi discutida a prevenção desse fenômeno na escola. Metodologicamente, trata-se de uma revisão de literatura integrativa, composto por 21 artigos escolhidos no Portal Periódicos CAPES, analisando via Análise de conteúdo. Os dados extraídos possibilitaram a construção de três categorias, a saber: 1) Prevenção, 2) Escola e professores, 3) Violência na escola. A prevenção ao abuso de drogas com escolares envolve o desenvolvimento de habilidades sociais. Ao se focar no desenvolvimento das habilidades sociais, pode-se promover interações saudáveis e fortalecer a resiliência emocional, além disso, é crucial abordar fatores associados ao uso de drogas, como pressões sociais, falta de informação e influências negativas, por meio de programas educativos. O território escolar deve ser compreendido enquanto espaço gerador de processos educativos e articulador de políticas públicas sociais e de saúde, nesse caso, envolvendo a problemática do uso de substâncias psicoativas com parte do trabalho docente. Também foram identificados dados sobre a articulação entre o uso de drogas e bullying entre adolescentes brasileiros. O bullying é uma das formas mais comuns de violência em ambiente escolar e ocorre geralmente na fase da adolescência e está intimamente relacionado ao consumo de drogas, de forma que vulnerabiliza os escolares ao uso de drogas. Concluímos que a escola se encontra em posição privilegiada na promoção e prevenção em saúde dos alunos, podendo expandir os programas à comunidade do entorno, objetivando o bem-estar individual e coletivo.
Abstract: This monograph addresses the use of psychoactive substances in the school context. Substance use is a very old phenomenon in history and constitutes a serious public health problem today, with serious personal and social consequences for the future of adolescents and society as a whole. Thus, the objective of this study was to analyze the literature published in the format of scientific articles published in Portuguese, between 2017-2023 about drug use at school. To this end, factors associated with drug use at school were identified and prevention of this phenomenon at school was discussed. Methodologically, this is an integrative literature review, consisting of 21 articles chosen from the CAPES Periódicos Portal, analyzed via content analysis. The extracted data made it possible to construct three categories, namely: 1) Prevention, 2) School and teachers, 3) Violence at school. Preventing drug abuse among schoolchildren involves developing social skills. By focusing on developing social skills, healthy interactions can be promoted and emotional resilience strengthened. Additionally, it is crucial to address factors associated with drug use, such as social pressures, lack of information and negative influences, through educational programs. . The school territory must be understood as a space that generates educational processes and articulates public social and health policies, in this case, involving the issue of the use of psychoactive substances as part of teaching work. Data on the link between drug use and bullying among Brazilian adolescents were also identified. Bullying is one of the most common forms of violence in a school environment and generally occurs during adolescence and is closely related to drug use, making students vulnerable to drug use. We conclude that the school is in a privileged position in health promotion and prevention for students, being able to expand programs to the surrounding community, aiming for individual and collective well-being.
Keywords: Uso de drogas na escola
Prevenção
Violência na escola
Programas educativos
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7616
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_IsmaelLauriano514,98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.