Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7620
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Do impensável ao inevitável: “minha jornada até a missão de ensinar” |
metadata.dc.creator: | Carneiro, Artemys Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Fonseca, Maria Gabriella Flores Severo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cruz, Ana Claudia da Silva Oliveira da |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho tem como objetivo apresentar as observações, práticas e reflexões concernentes ao estágio realizado na Escola Estadual Indígena Laranjal, na Aldeia Laranjal, Rio Mari Mari, Território Indígena Kwatá/Laranjal, Município de Borba-AM, bem como fazer um registro das vivências que a autora relata desde sua infância até o ingresso e formação docente. Apresenta sua visão sobre a prática educadora em sala de aula, bem como sua atuação como pesquisadora e estagiária. Os registros mostram o exercício pedagógico em sala de aula e fora, pois, o ensinar vai além das paredes de uma escola, vai além do quadro e giz/pincel, livros e cadernos. O ato de ensinar está no viver de maneira plena, completa, e o educador é capaz de ensinar através de momentos simples que podem tornar-se instrumentos de educação completa e íntegra desde que seja feito com empenho e vontade de fazer mudança. O trabalho gira em torno da pesquisa, de entrevistas e observações feitas em todo o âmbito escolar e em torno da comunidade. |
Abstract: | The presente work aims to presente the observations, pratices and reflections concerning the internship carried out at the Laranjal Indigenous State School, im Aldeia Laranjal, Rio Mari-Mari, Kwatá/Laranjal Indigenous Territory, Municipality of Borba-AM, as well as making a record of the experiences which the author reports from her childhood until her entry and teaching training, contains her view of teaching practice in the classroom, as well as her role as a researcher and intern. The records show the pedagogical exercise in the classroom and outside, as teaching goes beyond the blackboard and chalk/brush, books and notebooks. The act of teaching is living in a full, complete way, and the educator is able to teach through simple moments that can become instruments of complete and integral education as long as it is done with commitment and the desire to make change. The work revolvesaround research, interviews and observations carried out throughout the school anda round the community. Keywords: |
Keywords: | Formação docente Vivências Empenho Pesquisa Âmbito escolar |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FACED - Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Parfor - Borba/AM |
Citation: | CARNEIRO, Artemys Santos. Do impensável ao inevitável: "minha jornada até a missão de ensinar". 2024. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Borba (AM), 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7620 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_ArtemysCarneiro.pdf | 700,32 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.