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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A implementação Projeto de Vida e Itinerários Formativos no ensino médio no município de Humaitá-AM
metadata.dc.creator: Nascimento, Arinelson Pereira do
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Viviane Vidal da
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Renato Abreu
metadata.dc.contributor.referee2: Coelho, Euricléia Gomes
metadata.dc.description.resumo: O trabalho apresenta o recorte das reformas que ocorreram longo da história da educação brasileira portado em referências bibliográficas a respeito do tema, discutindo as principais influências e interesses de políticas públicas e setores privados dando ênfase a partir do Governo Temer em 2016 por meio da aprovação da Medida Provisória (MP 746/2016) e da consolidação em 2017, na Norma Federal do país 13.415, de 2017, onde consolidou a (BNCC) como documento para o novo ensino médio. O estudo tem como objetivo central analisar o desenvolvimento da implementação do projeto de vida dentro do novo ensino médio nas escolas públicas no município de Humaitá-AM. Para reforçar o embasamento teórico da pesquisa recorreu-se a diversos autores que descreveram sobre o tema como: Alves, Silva e Jucá (2022), Coscione (2021), Navarro, Oliveira e Silva (2020), Santos e Gontilo (2020). A metodologia adotada na pesquisa é de caráter qualitativo, onde desenvolveu-se uma revisão de literatura para obter uma noção mais ampla com relação a temática investigada, em seguida realizou-se entrevista com professores que atuam com os itinerários formativos em específico projeto de vida para obter informações do panorama atual de ensino nas escolas estaduais públicas no município de Humaitá-AM que atendem a estrutura do novo ensino médio. Os resultados encontrados apontam que a estrutura do novo ensino médio é resultado de uma reforma política a partir da aprovação de medida provisória visando interesses empresarial, almejando mão de obra de imediato ao mercado de trabalho através de cursos técnicos. A nova organização também privilegiou o setor privado e prejudicou estudantes das setor público, dando indicativo de aumento nas desigualdades no país. A organização curricular atual do ensino médio diluiu a carga horária das disciplinas já consolidadas acarretando o esvaziamento de conteúdo tomando com o preocupante os estudantes que almejam alcançar o nível superior. Por outro lado, priorizou a as disciplinas eletivas com uma quantia de carga horária considerável, o que preocupa os professores pela pouca relevância dessas disciplinas, além disso foi constado que as escolas investigadas não oferecem estruturas adequadas com aparatos necessários para atenderem a demanda do currículo, nem oferta profissionais capacitados e qualificados para atuarem com as disciplinas ofertadas na nova grade de ensino, como consequência os professores citaram o despreparo, sem uma formação especializada, sem direcionamento, aumento de carga horária com excesso de disciplinas para trabalharem o que gera implicações no desempenho dos alunos. Concluímos que é preciso de uma reformulação na grade curricular, é necessário é preciso que a BNCC permita-se ser reformulada com real público que vivenciam e deparam diariamente com a realidade das redes de ensino em cada estado. Neste viés, fazer-se necessário que haja a participação do setor educacional na reformulação promovendo igualdade de acesso, mostrando um plano que garanta melhoria na qualidade ensino como um todo.
Abstract: The work presents an outline of the reforms that have occurred throughout the history of Brazilian education, supported by bibliographical references on the subject, discussing the main influences and interests of public policies and private sectors, with emphasis on the Temer Government in 2016 through the approval of the Provisional Measure (MP 746/2016) and the consolidation in 2017, in the country's Federal Standard 13,415, of 2017, where it consolidated the (BNCC) as a document for the new high school. The study's main objective is to analyze the development of the implementation of the life project within the new high school in public schools in the municipality of Humaitá-AM. To reinforce the theoretical basis of the research, several authors who described the subject were used, such as: Alves, Silva and Jucá (2022), Coscione (2021), Navarro, Oliveira and Silva (2020), Santos and Gontilo (2020). The methodology adopted in the research is qualitative, where a literature review was developed to obtain a broader notion regarding the investigated theme, then an interview was conducted with teachers who work with the formative itineraries in a specific life project to obtain information on the current teaching panorama in public state schools in the city of Humaitá-AM that serve the structure of the new high school. The results found indicate that the structure of the new high school is the result of a political reform based on the approval of a provisional measure aimed at business interests, aiming to immediately attract labor to the job market through technical courses. The new organization also favored the private sector and harmed students in the public sector, indicating an increase in inequalities in the country. The current curricular organization of high school has diluted the workload of already consolidated subjects, leading to the emptying of content, causing concern for students who aim to reach higher education. On the other hand, it prioritized elective subjects with a considerable amount of workload, which worries teachers due to the low relevance of these subjects. In addition, it was found that the schools investigated do not offer adequate structures with the necessary equipment to meet the demands of the curriculum, nor do they offer trained and qualified professionals to work with the subjects offered in the new curriculum. As a result, teachers mentioned lack of preparation, lack of specialized training, lack of direction, and increased workload with an excess of subjects to work on, which generates implications for student performance. We conclude that the curriculum needs to be reformulated; it is necessary for the BNCC to be reformulated with the real public who experience and face the reality of the education systems in each state on a daily basis. In this regard, it is necessary for the educational sector to participate in the reformulation, promoting equal access, showing a plan that guarantees improvement in the quality of education as a whole.
Keywords: BNCC
Currículo
Disciplinas
Carga horária
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS BIOLOGICAS
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: QUIMICA
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Humaitá
Citation: NASCIMENTO, Arinelson Pereira do. A implementação Projeto de Vida e Itinerários Formativos no ensino médio no município de Humaitá-AM. 2024. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências: Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7623
metadata.dc.subject.controlado: .
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