Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7627
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Investigação sobre o estágio supervisionado no curso de ciências - biologia e química: desafios e aprendizados
Other Titles: Investigation into the supervised internship in the science course - biology and chemistry: challenges and learning
metadata.dc.creator: Soares, Carlos Richardeson de Melo
metadata.dc.contributor.advisor1: Goll, Leonardo Gusso
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Greta Tami Araújo da
metadata.dc.contributor.referee2: Brandão, Eliel Guimarães
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho é um recorte atual sobre o estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, do Instituto de Natureza e Cultura - INC. Assim, apresentamos uma análise dessa etapa obrigatória das licenciaturas com intuito de como compreender os desafios e aprendizados encontrados por acadêmicos, egressos e professores. A metodologia utilizada decorreu do tipo qualitativo e em relação aos objetivos da pesquisa foi classificada como descritiva. Os participantes foram acadêmicos, egressos e professores do Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas no Estado do Amazonas. O instrumento principal de coleta de dados foram às entrevistas semiestruturadas. O procedimento de análise dos dados está ligado ao processo de compreensão e interpretação da realidade e contribui para a compreensão e interpretação da complexidade do fenômeno diante dos dados apresentados. Os resultados mostraram que o ES é um elemento fundamental na formação quaisquer profissões, bem como na formação do professor que precisa ter uma visão mais detalhada sobre sua profissão e a área de atuação.
Abstract: The present study is a current clipping on the supervised internship of the Science Degree course: Biology and Chemistry, from the Institute of Nature and Culture - Inc. Thus, we present an analysis of this mandatory stage of undergraduate degrees in order to understand the challenges and learnings found by academics, graduates and teachers. The methodology used took place from the qualitative type and in relation to the objectives of the research was classified as descriptive. Participants were academics, graduates and teachers of the Science Degree: Biology and Chemistry at the Federal University of Amazonas in the State of Amazonas. The main instrument of data collection was the semi -structured interviews. The data analysis procedure is linked to the process of understanding and interpretation of reality and contributes to the understanding and interpretation of the phenomenon's complexity in the face of the data presented. The results showed that the ES is a fundamental element in training any professions, as well as in teacher education that needs to have a more detailed view of his profession and the area of expertise.
Keywords: Estágio supervisionado
Desafios
Aprendizados
Acadêmicos
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Benjamin Constant
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7627
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_CarlosSoaresTCC - Carlos Richardeson1,01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.