Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7627
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Goll, Leonardo Gusso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5155458252293956pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Greta Tami Araújo da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7080969041581181pt_BR
dc.contributor.referee2Brandão, Eliel Guimarães-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1666096952374457pt_BR
dc.creatorSoares, Carlos Richardeson de Melo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0987748918061286pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-27T01:46:10Z-
dc.date.available2024-08-27T01:46:10Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7627-
dc.description.abstractThe present study is a current clipping on the supervised internship of the Science Degree course: Biology and Chemistry, from the Institute of Nature and Culture - Inc. Thus, we present an analysis of this mandatory stage of undergraduate degrees in order to understand the challenges and learnings found by academics, graduates and teachers. The methodology used took place from the qualitative type and in relation to the objectives of the research was classified as descriptive. Participants were academics, graduates and teachers of the Science Degree: Biology and Chemistry at the Federal University of Amazonas in the State of Amazonas. The main instrument of data collection was the semi -structured interviews. The data analysis procedure is linked to the process of understanding and interpretation of reality and contributes to the understanding and interpretation of the phenomenon's complexity in the face of the data presented. The results showed that the ES is a fundamental element in training any professions, as well as in teacher education that needs to have a more detailed view of his profession and the area of expertise.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é um recorte atual sobre o estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, do Instituto de Natureza e Cultura - INC. Assim, apresentamos uma análise dessa etapa obrigatória das licenciaturas com intuito de como compreender os desafios e aprendizados encontrados por acadêmicos, egressos e professores. A metodologia utilizada decorreu do tipo qualitativo e em relação aos objetivos da pesquisa foi classificada como descritiva. Os participantes foram acadêmicos, egressos e professores do Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas no Estado do Amazonas. O instrumento principal de coleta de dados foram às entrevistas semiestruturadas. O procedimento de análise dos dados está ligado ao processo de compreensão e interpretação da realidade e contribui para a compreensão e interpretação da complexidade do fenômeno diante dos dados apresentados. Os resultados mostraram que o ES é um elemento fundamental na formação quaisquer profissões, bem como na formação do professor que precisa ter uma visão mais detalhada sobre sua profissão e a área de atuação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.subjectAprendizadospt_BR
dc.subjectAcadêmicospt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleInvestigação sobre o estágio supervisionado no curso de ciências - biologia e química: desafios e aprendizadospt_BR
dc.title.alternativeInvestigation into the supervised internship in the science course - biology and chemistry: challenges and learningpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2024-08-13-
dc.publisher.localpubBenjamin Constant (AM)pt_BR
dc.subject.controlado.pt_BR
dc.subject.controlado.pt_BR
dc.creator.orcid0009-0000-8818-5166pt_BR
dc.contributor.advisor1orcid0000-0002-1225-2139pt_BR
dc.contributor.referee2orcid0000-0001-8317-5946pt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseCiências: Biologia e Química - Licenciatura - Benjamin Constantpt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_CarlosSoaresTCC - Carlos Richardeson1,01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.