Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7629
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Trajetória de vida profissional no percurso acadêmico: desafios e superações
metadata.dc.creator: Silva, Erimar Rosalino da
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Marcio de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Juçara Lobato da
metadata.dc.description.resumo: O presente Trabalho Final de Curso (TFC) tem o objetivo de relatar as experiências marcantes da minha trajetória de vida na Educação Básica, pessoal, profissional e acadêmica, com memórias da infância, do primeiro contato com a escola, passando pelas experiências profissionais adquiridas, até o ingresso na Universidade Federal do Amazonas - UFAM, sendo esse acontecimento o início da realização do sonho de cursar o Ensino Superior, uma vez que, diante das dificuldades financeiras, até então, era apenas um sonho distante. Contempla ainda o processo de construção do conhecimento durante o período de formação docente, assim como, as expectativas, os desafios, frustrações e vitórias vivenciadas nesta trajetória acadêmica. Entre outros pontos importantes da formação docente, o presente memorial tem como objetivo refletir sobre a importância do estágio supervisionado na formação do pedagogo, da leitura e escrita, e dos jogos e brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de um material de autobiografia, configurando-se como uma narrativa simultaneamente histórica e reflexiva. Aqui, portanto, serão relatados os fatos e acontecimentos que constituíram a trajetória acadêmica profissional de seu autor, de tal modo que o leitor possa ter uma informação completa e precisa do itinerário percorrido.
Abstract: This Final Course Work (FCW) aims to report the remarkable experiences of my life trajectory in Basic Education, personal, professional and academic, with memories of childhood, the first contact with school, through the professional experiences acquired, until entering the Federal University of Amazonas - UFAM, this event being the beginning of the realization of the dream of attending Higher Education, since, given the financial difficulties, until then, it was just a distant dream. It also contemplates the process of building knowledge during the period of teacher training, as well as the expectations, challenges, frustrations and victories experienced in this academic trajectory. Among other important points of teacher training, this memorial aims to reflect on the importance of supervised internships in teacher training, reading and writing, and games in the teaching and learning process. It is autobiographical material, configuring itself as a narrative that is simultaneously historical and reflective. Here, therefore, the facts and events that constituted the author's professional academic career will be reported, so that the reader can have complete and accurate information about the itinerary taken.
Keywords: Educação na Amazônia
Trajetória docente
Formação de professores
Desafios educacionais
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parfor - Itamarati/AM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7629
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ErimarSilva.pdf469,1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.