Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7630
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Title: | O uso de materiais lúdicos na educação de surdos: reflexões, escolhas e uso por professores surdos |
Other Titles: | The use of playful materials in deaf education: reflections, choices and use by deaf teachers |
metadata.dc.creator: | Lopes, Sandra Guilherma Lira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Coelho, Alanna Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Costa, Tatyana Sampaio Monteiro Pessoa da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Vale, Janderclei da Silva |
metadata.dc.description.resumo: | O uso do material lúdico é um recurso que auxilia as disciplinas e transforma o ensino tradicional, enriquecendo as habilidades e desenvolvendo a capacidade de percepção do conhecimento do aluno surdo. Este trabalho tem como finalidade, apresentar as abordagens das contribuições e os benefícios que o material lúdico proporciona no desenvolvimento cognitivo visando incentivar o aluno surdo a participar e debater temas diferentes por meio de brincadeiras e jogos dentro do ambiente escolar. Temos como autores para embasar essa pesquisa: Yvette Dartner, Tizuco Kishimoto, Cibele Pinto e Helenice Tavares, Brasil, Clarita Almeida e Helenice Tavares, LDB, Tânia Sampaio, Eduardo Córdula, Ana Carvalho, Lucia Pereira, Sofia Freire, e Paulo Almeida. Objetivo foi conhecer a importância do uso do material lúdico dentro da sala de aula por professores surdos, e específicos: a) conhecer os conceitos de lúdico, ludicidade e materiais lúdicos; b) entrevistar professores surdos que trabalham em escolas para surdos em Manaus; c) demonstrar como os professores surdos utilizam os materiais lúdicos para incentivar o aprendizado dos alunos surdos em sala de aula e em diversos contextos escolares. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, através do estudo de caso, por meio de revisão bibliográfica (artigos, revistas científicas, livros e legislações) e pesquisa de campo, aplicando uma entrevista semiestruturada a participação de dois professores surdos na qual apontaram informações importantes para pesquisa sobre o ensino, o material lúdico, a percepção do olhar do professor para o aluno de ter interesse nas aulas e ver o seu desenvolvimento nas práticas cotidianas. |
Abstract: | The use of ludic material is a resource that helps school subjects and transforms traditional teaching, enriching skills and developing the deaf student's ability to perceive knowledge. This work aims to present the approaches to contributions and the benefits that playful material provides in cognitive development, aiming to encourage deaf students to participate and debate different topics through games and play within the school environment. We have as authors bibliographic reference this research: Yvette Dartner, Tizuco Kishimoto, Cibele Pinto and Helenice Tavares, Brazil, Clarita Almeida and Helenice Tavares, LDB, Tânia Sampaio, Eduardo Córdula, Ana Carvalho, Lucia Pereira, Sofia Freire, and Paulo Almeida. The objective was to understand the importance of the use of playful material within the classroom by deaf teachers, and specifically: a) to understand the concepts of playfulness, playfulness and playful materials; b) to interview deaf teachers who work in schools for the deaf in Manaus; c) to demonstrate how deaf teachers use ludic materials to encourage the learning of deaf students in the classroom and in different school contexts. The methodology used was the qualitative approach, through case study, through bibliographic review (articles, scientific journals, books and legislation) and field research, applying a semi-structured interview with the participation of two deaf teachers in which they pointed out important information for research on teaching, ludic material, the perception of the teacher's view of the student to have an interest in classes and see their development in daily practices. |
Keywords: | Material lúdico Educação de surdos Professores surdos Libras |
metadata.dc.subject.cnpq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FLET - Faculdade de Letras |
metadata.dc.publisher.course: | Letras - Libras - Licenciatura - Manaus |
Citation: | LOPES, Sandra Guilherma Lira. O uso de materiais lúdicos na educação de surdos: reflexões, escolhas e uso por professores surdos. 2024. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Brasileira de Sinais) - Universidade Federal do Amazonas. 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7630 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_SandraLopes.pdf | 267,66 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.