Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7632
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Caminho do conhecimento
metadata.dc.creator: Silva, Vangela Maria Mota da
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Juçara Lobato da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Rocha, Eloy da Silva
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de conclusão de curso traz a trajetória de vida e de formação de professores, que cursaram PEDAGOGIA pelo PARFOR/UFAM, na cidade de Itamarati/AM, teve o objetivo de contribuir com a compreensão da formação de professores sem licenciatura, através de narrativas e memórias individuais acerca da educação básica e superior, dando destaque as experiências e materiais coletados durante estágio docência concluído em junho de 2024. Como resultado constata-se a valorização dessa trajetória formativa, de transformação e superação individual, além melhoraria promovida no seu fazer pedagógico. Concluo que Este memorial destaca as experiências, desafios e aprendizados que marcaram a minha trajetória acadêmica, fornecendo uma visão abrangente e significativa do meu percurso como estudante e futuro profissional; junto a isso, é possível destacar que as vivências ao longo da vida contribuem para a formação da identidade profissional.
Abstract: This final course work presents the life and training trajectories of teachers who studied PEDAGOGY at PARFOR/UFAM, in the city of Itamarati/AM. Its objective was to contribute to the understanding of the training of teachers without a degree, through individual narratives and memories about basic and higher education, highlighting the experiences and materials collected during the teaching internship completed in June 2024. As a result, it is clear that this formative trajectory, of transformation and individual overcoming, is valued in addition to the improvement promoted in their pedagogical work. I conclude that this memorial highlights the experiences, challenges and learning that marked my academic trajectory, providing a comprehensive and significant vision of my path as a student and future professional; together with this, it is possible to highlight that experiences throughout life contribute to the formation of professional identity.
Keywords: Formação de trajetória acadêmica
Professores
Educação amazônica
PARFOR
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parfor - Itamarati/AM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7632
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_VangelaSilva.pdf826,28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.