Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7632
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Caminho do conhecimento |
metadata.dc.creator: | Silva, Vangela Maria Mota da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Juçara Lobato da |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Rocha, Eloy da Silva |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho de conclusão de curso traz a trajetória de vida e de formação de professores, que cursaram PEDAGOGIA pelo PARFOR/UFAM, na cidade de Itamarati/AM, teve o objetivo de contribuir com a compreensão da formação de professores sem licenciatura, através de narrativas e memórias individuais acerca da educação básica e superior, dando destaque as experiências e materiais coletados durante estágio docência concluído em junho de 2024. Como resultado constata-se a valorização dessa trajetória formativa, de transformação e superação individual, além melhoraria promovida no seu fazer pedagógico. Concluo que Este memorial destaca as experiências, desafios e aprendizados que marcaram a minha trajetória acadêmica, fornecendo uma visão abrangente e significativa do meu percurso como estudante e futuro profissional; junto a isso, é possível destacar que as vivências ao longo da vida contribuem para a formação da identidade profissional. |
Abstract: | This final course work presents the life and training trajectories of teachers who studied PEDAGOGY at PARFOR/UFAM, in the city of Itamarati/AM. Its objective was to contribute to the understanding of the training of teachers without a degree, through individual narratives and memories about basic and higher education, highlighting the experiences and materials collected during the teaching internship completed in June 2024. As a result, it is clear that this formative trajectory, of transformation and individual overcoming, is valued in addition to the improvement promoted in their pedagogical work. I conclude that this memorial highlights the experiences, challenges and learning that marked my academic trajectory, providing a comprehensive and significant vision of my path as a student and future professional; together with this, it is possible to highlight that experiences throughout life contribute to the formation of professional identity. |
Keywords: | Formação de trajetória acadêmica Professores Educação amazônica PARFOR |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FACED - Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Parfor - Itamarati/AM |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7632 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_VangelaSilva.pdf | 826,28 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.