Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7635
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Os podcast Walk' n' Talk Essential Japonês e Pensando o Japão como ferramenta de ensino de língua japonesa: uma análise de metodologia |
metadata.dc.creator: | Menezes, Jhonathan Sevalho de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Pimentel, Camila Regina Ferracioli |
metadata.dc.contributor.referee1: | Sambuichi, Ernesto Atsushi |
metadata.dc.contributor.referee2: | Otani, Lorena Elizabeth |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho investiga o uso dos podcasts Walk’ n’ Talk Essential Japonês e Pensando o Japão como ferramentas auxiliares no ensino da língua japonesa. A pesquisa explora a integração de tecnologias digitais no processo educacional, destacando a flexibilidade e conveniência dos podcasts como recursos de aprendizagem autônoma. Utilizando uma abordagem metodológica qualitativa, analisamos as características pedagógicas dos podcasts e suas metodologias. A análise teórica foi fundamentada em estudos sobre métodos de ensino de línguas incluindo as obras Leffa (2012) e Vilaça (2008). Os resultados indicam que os podcasts analisados utilizam do Método Áudio-lingual e Abordagem Comunicativa para a eficácia de seu aprendizado, e facilidade de transmissão do conhecimento da língua japonesa. Podemos considerar que os podcasts são recursos valiosos no ensino da língua japonesa, promovendo tanto a autonomia dos alunos quanto a integração tecnológica no ensino. No entanto, é crucial que educadores estejam preparados para incorporar essas ferramentas de forma eficaz, ajustando-as às necessidades específicas de seus alunos. Recomenda-se que futuras pesquisas continuem a explorar novas tecnologias educacionais para aprimorar o ensino de línguas e outras disciplinas. |
Abstract: | This work investigates the use of the podcasts Walk’ n’ Talk Essential Japanese and Thinking about Japan as auxiliary tools in teaching the Japanese language. The research explores the integration of digital technologies into the educational process, highlighting the flexibility and convenience of podcasts as resources for autonomous learning. Using a qualitative methodological approach, we analyzed the pedagogical characteristics of the podcasts and their methodologies. The theoretical analysis was based on studies on language teaching methods, including the works of Leffa (2012) and Vilaça (2008). The results indicate that the analyzed podcasts utilize the Audio-lingual method and Communicative Approach for the effectiveness of their learning, and ease of transmission of Japanese language knowledge. We can consider that podcasts are valuable resources in teaching the Japanese language, promoting both student autonomy and technological integration in teaching. However, it is crucial that educators be prepared to incorporate these tools effectively, adjusting them to the specific needs of their students. It is recommended that future research continue to explore new educational technologies to enhance language teaching and other disciplines. |
Keywords: | Ensino de língua japonesa Podcast Metodologias Tecnologia na educação |
metadata.dc.subject.cnpq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FLET - Faculdade de Letras |
metadata.dc.publisher.course: | Letras - Língua e Literatura Japonesa - Licenciatura - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7635 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_JhonathanMenezes | 612,4 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.