Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7636
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: O ensino da evolução biológica pelo método filogenético: uma proposta didática
metadata.dc.creator: Souza, Adriana Albuquerque
metadata.dc.contributor.advisor1: Carneiro, Welma Sousa Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Guesdon, Isabel Reis
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Samantha Aquino
metadata.dc.description.resumo: O método filogenético é uma técnica empregada na biologia evolutiva com o objetivo de hipotetizar as relações de parentesco entre espécies ou populações utilizando árvores evolutivas, também chamadas de filogenias. A filogenética é essencial para compreender a evolução biológica. O objetivo deste artigo é avaliar o ensinoa-prendizagem sobre a evolução biológica dos grandes grupos utilizando o método filogenético para turmas da 3ª série do ensino médio de uma escola pública de Itacoatiara-AM. O estudo foi executado em 2 etapas, com aplicação de questionários foram aplicados em 3 escolas de Itacoatiara e ao todo participaram 66 alunos. Os resultados comprovam que o uso do recurso metodológico para o ensino de filogenia tornou as aulas mais compreensíveis. A análise de variância (ANOVA) concluiu que o recurso didático das filogenias foi eficiente na melhoria do ensino-aprendizagem de evolução dos grandes grupos.
Abstract: The phylogenetic method is a technique used in evolutionary biology with the aim of hypothesizing the kinship relationships between species or populations using evolutionary trees, also called phylogenies. Phylogenetics is essential to understanding biological evolution. The objective of this article is to evaluate teaching-learning about the biological evolution of large groups using the phylogenetic method for 3rd grade high school classes at a public school in Itacoatiara-AM. The study was carried out in 2 stages, with questionnaires administered in 3 schools in Itacoatiara and in total 66 students participated. The results prove that the use of the methodological resource for teaching phylogeny made the classes more understandable. The analysis of variance (ANOVA) concluded that the didactic resource of phylogenies was efficient in improving the teaching-learning of the evolution of large groups.
Keywords: Pensamento árvore
Tree-thinking
Moldes didáticos
Ensino de evolução
Ancestralidade
Didatic resources
Evolution Teaching
Ancestry
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS BIOLOGICAS
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: QUIMICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Itacoatiara
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7636
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AdrianaSouza482,61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.