Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7643
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Resiliência e determinação: caminhos formativos de uma pedagoga em construção
metadata.dc.creator: Santos, Mariliana Viana dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Fernanda Priscila Alves da
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Gleycia Leticia Rodrigues dos
metadata.dc.description.resumo: Este estudo trata-se de um memorial de formação e busca descrever e analisar minha trajetória formativa ao longo do curso de Pedagogia. Sabendo que a minha trajetória de formação na graduação se conecta com minha trajetória de vida, neste memorial narro episódios de minha infância, da escolarização, do curso de Pedagogia e de minha atuação profissional. Foi uma experiência ímpar recordar vivências da minha infância; o desejo de estudar; algumas experiências escolares que mais se destacaram na trajetória de vida, o prazer, o orgulho, as descobertas, as alegrias, as tristezas, as decepções. Narro aulas da minha professora da primeira série, que foi a minha fonte de inspiração para seguir a carreira docente e explico porque escolhi o curso de Pedagogia. Sobre minhas experiências na Pedagogia, discorro sobre aspectos da formação como professora através da conexão entre a teoria, as experiências vividas e a prática pedagógica. Enfatizo esse acontecimento como ápice da realização do sonho de chegar à formação acadêmica desejada. Este trabalho reflete também sobre o meu processo de construção do conhecimento durante o período de formação e aprendizagem, bem como as transformações e redimensionamentos em minhas práticas pedagógicas, diante de uma nova compreensão das teorias e concepções educacionais do pedagogo.
Abstract: This academic memorial is a training memorial and seeks to describe and analyze my educational trajectory throughout the Pedagogy course. Knowing that my undergraduate training trajectory is connected with my life trajectory, in this memorial I narrate episodes from my childhood, schooling, the Pedagogy course and my professional work. This is how I recount memories of my childhood; the desire to study; Some school experiences that stood out the most in the trajectory of my life, pleasure, pride, discoveries, joys, sadness, disappointments. I narrate the classes of my first grade teacher, who was my source of inspiration for pursuing a teaching career, and I explain why I chose the Pedagogy course. About my experiences in Pedagogy, I discuss aspects of training as a teacher through the connection between theory, lived experiences and pedagogical practice. I emphasize this event as the culmination of the realization of the dream of achieving the desired academic training. It also reflects the process of knowledge construction during the training and learning period, as well as the transformations and redimensioning in my pedagogical practices, given a new understanding of the pedagogue's theories and educational concepts.
Keywords: Formação
Educação
Pedagogia
Resiliência
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parfor - Urucará/AM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7643
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_MarilianaSantos2,58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.